Filtrar


Questões por página:
O Ato Adicional de 1834 promoveu uma série de reformas na Constituição de 1824. Reformas essas que, longe de radicalizar a política brasileira, buscava mudanças dentro da ordem, sem modificar o status quo, atendendo demandas específicas.
Quais das medidas abaixo não fizeram parte desse processo?
Visualizar Questão Comentada
Foi uma revolta popular social de escravizados africanos, em sua imensa maioria negros muçulmanos, em especial da etnia nagô, ocorrida durante o Império do Brasil, na cidade de Salvador, capital da Bahia, em 24 de janeiro de 1835. É considerado como o maior levante de escravizados da história do Brasil. Trata-se da:
mostrar texto associado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.


O último expressivo acontecimento do Império foi a abolição da escravidão, em 1888, decisão que não rompia com as estruturas coloniais de exploração do trabalho e de discriminação, uma vez que não foi acompanhada de medidas que efetivamente propiciassem a incorporação dos antigos escravos à cidadania, o que explica, em larga medida, a manutenção do quadro de exclusão e desigualdade que se arrastou no período republicano.

O que queriam os revoltos da chamada “Cabanada” que aconteceu em Pernambuco entre 1832 a 1835?

Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.


O período regencial foi marcado pela estabilidade política, condição que tornou possível a ascensão de Dom Pedro II ao trono sem a necessidade de qualquer medida que alterasse a institucionalidade em vigor.

Visualizar Questão Comentada