Filtrar


Questões por página:
No Brasil do século XIX, produções literárias e artísticas expressavam sentimentos nacionalistas. Analise as proposições a seguir:
I- Como símbolo da nacionalidade, a imagem do indígena, mais especificamente o do Tupi (Guarani) expressada pelo romantismo, como imagem heroica de bravura, na luta contra o colonizador português serviu como releitura histórica idílica para favorecer aos grupos políticos dominantes do Império do Brasil. II- O historiador Francisco Varnhagem, sócio e secretário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, autor da obra História Geral do Brasil, defendeu que a identidade do povo brasileiro estava centrada no distanciamento dos valores lusitanos, apesar de ver na etnia branca um referencial de civilidade. III- A defesa da mestiçagem, fusão das raças negra e indígena com a raça branca, como um caminho para o branqueamento da raça, foi a solução encontrada com a adoção de teorias raciais deterministas diante da realidade multirracial do país.
É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada

“O Quebra-Quilos, movimento político e social que durante os últimos meses do ano de 1874 e início de 1875 atingiu diversas vilas e cidades de quatro províncias do norte do Império, surgiu e se desenvolveu numa conjuntura histórica bastante específica.” (Lima, Luciano Mendonça de. Derramando Susto: os escravos e o Quebra Quilos em Campina Grande. EDUFCG.2006. p.27)

Considerando o movimento do Quebra- Quilos avalie, as proposições a seguir.


I- As primeiras manifestações contra o novo sistema métrico-decimal e correlatas adotadas pelo governo monárquico na década de setenta do século XIX se deram na Província da Paraíba do Norte.


II- Foram vários os atores que se envolveram com o movimento, tais como os pequenos comerciantes, feirantes, camponeses, escravos. Só não há registro da participação direta ou indireta dos políticos liberais, dos proprietários de terra e de integrantes do clero.


III- Ocorreu em um momento em que a legislação contra a “vadiagem” estava sendo posta em prática no sentido de impor formas compulsórias de trabalho aos homens pobres da região que vivia a crise da escravidão.


IV- Foi uma reação das populações pobres livres contra um surto de modernização que no último quartel oitocentista se processava e que se expressava num conjunto de medidas de caráter racionalizador.


É CORRETO o que se afirma em:

Visualizar Questão Comentada
“Era comum ouvir-se dizer, em meados do século passado, não haver nada tão parecido com um saquarema como um luzia no poder.”
MATTOS, Ilmar Rohloff de. “O Tempo Saquarema”. São Paulo: HUCITEC/Instituto Nacional do Livro,1987. p.103.

O panorama descrito no texto sobre as elites locais revela uma das características políticas do Segundo Reinado (1840-1889). Tal característica é:
“Durante a época das regências e mesmo depois dela, várias revoltas contestaram o poder central e ameaçaram a unidade nacional.”
CASTELLI JUNIOR, Roberto. História: texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. p.426.

O trecho acima faz referência ao período regencial (1831-1840), quando:
Observe o quadro com dados oficiais sobre a imigração no país, segundo a nacionalidade, de 1884 a 1939 (Fonte: IBGE).

Imagem associada para resolução da questão


Acerca dos dados apresentados pela tabela, referindo-se à história da imigração no Brasil, pode-se concluir que a:
Visualizar Questão Comentada