Filtrar


Questões por página:

Trecho do Editorial “O Paiz”, em 14 de maio de 1888, Rio de Janeiro.


Está extinta a escravidão no Brasil. Desde ontem,13 de maio de 1888, entramos para a comunhão dos povos livres. Está apagada a nódoa da nossa pátria. Já não fazemos exceção no mundo. Por uma série de circunstâncias felizes fizemos em uma semana uma lei que em outros países levaria nos. Fizemos sem demora e sem uma gota de sangue. (...) Para o grande resultado de ontem concorreram todas as classes da comunhão social, todos os partidos, todos os centros de atividade intelectual, moral, social do país. A glória mais pura da abolição ficará de certo pertencendo ao movimento abolicionista, cuja história não é este o momento de escrever, mas que libertou províncias sem lei, converteu ambos os partidos à sua ideia, deu homens de Estado a ambos eles e nunca de outra coisa se preocupou senão dos escravos, inundando de luz a consciência nacional. (...) Em todos os pontos do império repercutiu agradavelmente a notícia da promulgação e sanção da lei que extinguiu no Brasil a escravidão. Durante a tarde e a noite de ontem fomos obsequiados com telegramas de congratulações em número avultado e é com prazer que publicamos todas essas felicitações, que exprimem o júbilo nacional pela áurea lei que destruiu os velhos moldes da sociedade brasileira e passou a ser a página mais gloriosa da legislação pátria. (...) O júbilo popular explodiu ontem como bem poucas vezes temos presenciado. Nenhum coração saberia conter a onda entusiasmo que o inundava, altaneira, grandiosa, efervescente.

O Paiz,14 de maio de 1888.


(Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/ddpro/ddpro028.htm.)


A ênfase dada pelo jornal à maneira pacífica como foi proclamada a Abolição da Escravidão no Brasil denota:

A imagem e o trecho a seguir contextualizam a questão. Leia-os atentamente.




(Disponível em: http://www.mariapreta.org/2011/08/festa-da-irmandade-da-boa-morte-em.htm.)
“Considerada patrimônio imaterial da Bahia desde 2010, a Festa da Boa Morte é uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo Baiano, passada de mãe para filha por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade, as irmãs precisam ter mais de 50 anos e serem descendentes de africanos. O culto à Nossa Senhora foi difundido pelo mundo ocidental, desde o século IX, através da expansão católica. As festividades têm forte tradição portuguesa, mas sofreram influência do catolicismo afro-brasileiro.”
(Disponível em: https://g1.globo.com/bahia/noticia/patrimonio-imaterial-da-bahia-festa-da-boa-morte-tem-programacao-ate-quinta-feira-nacidade-de-cachoeira.ghtml.)
Entre as irmandades criadas no Brasil, está também a de São Benedito. No passado, no contexto da escravidão no Brasil, é correto afirmar que as irmandades
Leia o trecho a seguir: “Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública.” (Carvalho, José Murilo. “Os bestializados”.p.11) De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta sobre a proclamação da Republica em 1889:
Durante o segundo Reinado do Império brasileiro, ocorreu um fato que interferiria de várias formas na sociedade da época, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Vale dizer que tal acontecimento influiu na conscientização acerca da escravidão (enquanto um problema social), no fortalecimento do exercito brasileiro e na economia do Império. A região Centro-Oeste, por exemplo, se aproximou da capital e expandiu a economia local, além de mudanças demográficas que ali ocorreram. Diante destas informações, assinale a alternativa que apresenta qual evento seria esse:
Sobre as consequências da Guerra do Paraguai (1864- 1870) para o Império do Brasil e a província do Mato Grosso assinale a alternativa incorreta: