Filtrar


Questões por página:
Uma rede de computadores bem planejada reduz os custos com novas instalações, facilita mudanças, manutenções mais rápidas e mais seguras, suportando todas as necessidades de comunicação, incluindo telefones, câmeras de segurança, redes de computadores e outros. O cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear uma rede, considerando as normas de segurança, melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Os cabos de par trançado possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral, sendo que cada par é isolado do outro por material isolante, que normalmente são recobertos por uma proteção de PVC (PolyVinyl Chloride). O objetivo desse entrelaçamento é reduzir a indução de ruídos e manter as propriedades elétricas constantes do meio, em todo o seu comprimento. Este tipo de cabo pode ser usado em distâncias máximas de 100 metros. II. O cabo coaxial recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes. Ele é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem. Cabos coaxiais podem transmitir dados a distâncias consideradas grandes, sem que haja degradação do sinal: os do tipo 10Base2 podem ser utilizados em distâncias de até 1000 metros. III. O cabo de fibra ótica é o que há de mais avançado em termos de transmissão de dados e energia via cabo. Esta ocorre com o envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (de 10 a 15 MHz). A transmissão pode ser feita por meio de diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. Estes últimos são mais eficientes em potência, já que possuem espessura reduzida. Entretanto, os de LED possuem menor custo e têm ciclo de vida maior do que os de laser. Como não sofrem interferência eletromagnética e de rádio frequência, os cabos de fibra ótica garantem total isolamento entre transmissor e receptor. Além disso, suas transmissões alcançam longas distâncias (acima de 1000 metros) embora sejam mais caros e de difícil instalação e manutenção quando comparados aos cabos coaxial e de par trançado.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto às informações sobre os tipos de cabos de rede: par trançado e fibra ótica.
A coluna da esquerda apresenta a descrição de alguns padrões de interfaces e a da direita, a figura correspondente. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda (Imagens: Wikipédia).
1. Interface digital de áudio e vídeo que permite transmitir dados não comprimidos a 48 Gb/s (por exemplo, WQXGA,2560×1600)
2. Padrão de cabo com transmissão até 6,0 Gbps formado por 7 fios sendo 3 grounds e 4 linhas de dados.
3. Cabo e conector cat.6A possibilitando comprimento de até 100 metros com taxas de transmissão de até 10 Gbps.
4. Conector com conexão reversível e velocidades de até 20 Gbps suportando a entrega de até 100W com correntes de no máximo no cabo 5A.
( ) Cabo de rede e conector RJ45
Imagem associada para resolução da questão


( ) Cabo e conector USB-C 3.2 (USB-PD)
Imagem associada para resolução da questão


( ) Cabo e conectores HDMI Categoria 3 (8K)
Imagem associada para resolução da questão

( ) Cabo e conector SATA 3
Imagem associada para resolução da questão


Marque a sequência correta.
Os meios de transmissão, canais físicos utilizados em redes de computadores para realizar a comunicação de dados, possuem características físicas específicas que interferem diretamente na velocidade da comunicação e na distância máxima do enlace de comunicação. Considerando as características dos meios de transmissão existentes em redes de computadores, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considere as afirmativas abaixo sobre cabeamento de redes de comunicação e assinale a alternativa correta.
I. Cabos par trançado são compostos por pares de fios de cobre e são classificados atualmente em cinco categorias, cada uma com seu próprio padrão, frequência e taxa de transferência de dados.
II. A categoria CAT5e é reconhecida pela Telecommunications Industries Association (TIA) e permite uma largura de banda de até 125 MHz.
III. Para montar um cabo crossover é necessário utilizar em uma das pontas do cabo o padrão T568A e, em outra, o padrão T568B.
IV. Fibras do tipo monomodo possuem perdas superiores às fibras do tipo multimodo.
V. Fusão e emendas mecânicas são tipos de emendas realizadas em cabos de fibra óptica.