Filtrar


Questões por página:
Em pacientes com estenose aórtica, existem muitos passos a serem seguidos para a avaliação completa. Nesse sentido, sobre a utilização de testes não invasivos em paciente com estenose aórtica importante conforme as atuais diretrizes brasileiras de valvopatia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A fração de ejeção do ventrículo esquerdo < 50% não atribuída a outra causa é um fator complicador relevante, podendo ser usado como indicador cirúrgico mesmo em assintomáticos. ( ) O teste ergométrico (TE) é contraindicado em pacientes com estenose aórtica importante sintomática. ( ) Pacientes que mais se beneficiam do TE são aqueles com disfunção sistólica ventricular esquerda, nos quais é fortemente recomendado antes de decidir sobre cirurgia valvar. ( ) Pacientes que apresentam no TE pouca elevação da pressão arterial ou mesmo queda da pressão sistólica maior que 20 mmHg do basal são os que tem melhor prognóstico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na insuficiência aórtica, considerando o ponto de corte da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) como critério para indicação de cirurgia de troca valvar, assinale a alternativa correta.
Sobre o sopro de Austin-Flint, assinale a alternativa correta.
Pacientes portadores de prótese valvar metálica sob anticoagulação com varfarina e que necessitam interrupção da anticoagulação para realização de cirurgia não-cardíaca, devem receber atenção especial quanto ao manejo anticoagulante perioperatório. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em relação ao manejo da varfarina nessas situações, para a maioria dos procedimentos recomenda-se suspender 3 dias antes da cirurgia. ( ) A ponte pode ser realizada com enoxaparina inicialmente, mas é recomendado que no período mais próximo ao procedimento cirúrgico utilize-se heparina não fracionada em bomba de infusão contínua. ( ) A reintrodução da varfarina geralmente deverá ocorrer a partir de 72h pós-operatória na maior parte dos procedimentos de baixo risco hemorrágico. ( ) Quando se está em uso da ponte com bomba de heparina não fracionada, esta deve ser desligada entre 18-24h antes do procedimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em pacientes portadores de prótese valvar mecânica que evoluem com piora sintomática deve-se buscar ativamente por indícios de trombose valvar. Dos sinais que reforçam essa grave complicação, assinale a alternativa incorreta.