Filtrar


Questões por página:
Considere um paciente que recebeu há 6 meses o diagnóstico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida. Nesse período foram iniciadas e tituladas as medicações e atualmente está em uso de enalapril 20 mg de 12/12h, succinato de metoprolol 200 mg/dia e espironolactona 50 mg/dia, com boa tolerância pressórica e laboratorial. Nega demais comorbidades. Hoje, na consulta de retorno, ele relata que não apresenta edema mesmo já estando há cerca de 4 semanas sem diurético, e que realiza todas as atividades sem limitações, incluindo atividades laborais, exercícios na academia e ciclismo. Exame físico: dentro da normalidade. Exames laboratoriais: dentro da normalidade. Em relação à terapêutica, assinale a alternativa correta.
Em relação à opção terapêutica disponível para tratamento específico da amiloidose cardíaca por transtirretina, assinale a alternativa correta.
Pacientes que usam anticoagulantes orais diretos podem necessitar da reversão rápida do efeito anticoagulante, por exemplo, em situações de hemorragia grave que traga risco iminente de morte. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o antídoto da dabigatrana.
Das pistas diagnósticas para considerar investigação de amiloidose cardíaca como etiologia da insuficiência cardíaca (IC), assinale a alternativa incorreta.
Sabe-se que alguns pacientes têm hipertensão arterial de causa secundária. Sobre o hiperaldosteronismo primário como causa de hipertensão arterial, assinale a alternativa correta