Filtrar


Questões por página:
João, de 67 anos, portador de hipertensão arterial bem controlada, sem outras comorbidades, procura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devido a quadro de febre, cefaleia, mialgia e dor retro-orbital há 2 dias. Nega outros sintomas. Ao exame clínico, PA 130x80, FC 87 bpm, enchimento capilar menor que 2 segundos e palpação abdominal sem alterações. Tratando-se de um caso suspeito de dengue, durante o acolhimento do paciente, a equipe de enfermagem procedeu a prova do laço, cujo resultado foi negativo. De acordo com a orientação atual do Ministério da Saúde, assinale a classificação de risco e conduta correta.
Homem de 65 anos, portador de doença renal crônica estágio G4, abre quadro de dor torácica que melhora com a adoção da posição de Blechman. Paciente está hemodinamicamente estável no momento. No atendimento, o médico solicita um ECG que mostra o seguinte:

Assinale o tratamento mais adequado no momento.
A alteração mais precoce visível no ECG em casos de hipercalemia é
Em continuidade do cuidado do caso relatado anteriormente, ao solicitar um ECG basal de 12 derivações, notam-se frequência cardíaca aproximada de 95 BPM, R-R irregular, QRS estreito e ausência de ondas p. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que melhor explica a hipertensão arterial sistêmica observada na glomerulonefrite difusa aguda pósestreptocócica.