Filtrar


Questões por página:
Indique a arritmia cardíaca, responsável pela maioria das mortes súbitas, nas primeiras vinte e quatro horas de um acidente coronariano agudo:
Mulher, com 57 anos de idade, obesa e tabagista, apresentando na anamnese e no exame clínico, taquicardia, dispnéia, hipotensão arterial, dor torácica súbita e hemoptise. Nesse quadro, sugere o diagnóstico de:

Paciente, 60 anos de idade, deu entrada no hospital, em parada cardiorrespiratória, apresenta o seguinte traçado no eletrocardiograma da figura 1:

Após análise criteriosa a conduta será:

Jovem de 18 anos foi admitido na Emergência com taquiarritmia as soc iada à instabilidade hemodinâmica, sendo feito o diagnóstico de Torsades des Pointes. Após tratamento adequado, o médico assistente revisou eletrocardiograma prévio do paciente, feito em exame pré-admissional, que já apresentava uma alteração fortemente relacionada com a arritmia descrita. Aponte tal achado eletrocardiográfico.

Paciente apresenta, em exame do aparelho cardiovascular, sopro protodiastólico aspirativo, mais audível em foco aórtico acessório, com o paciente sentado e com o tronco inclinado para frente. Nota-se, ainda, aumento do sopro durante exercício isométrico e diminuição com a manobra de Valsalva. Há relato de terceira bulha (B3) e do sinal de Musset. O pulso arterial é descrito como bisferiens.Outro sinal clínico compatível com o quadro descrito e indicativo demaior gravidade é o: