Filtrar


Questões por página:
Paciente apresenta, em exame do aparelho cardiovascular, sopro protodiastólico aspirativo, mais audível em foco aórtico acessório, com o paciente sentado e com o tronco inclinado para frente. Nota-se, ainda, aumento do sopro durante exercício isométrico e diminuição com a manobra de Valsalva. Há relato de terceira bulha (B3) e do sinal de Musset. O pulso arterial é descrito como bisferiens.Outro sinal clínico compatível com o quadro descrito e indicativo demaior gravidade é o:
Paciente do sexo masculino, com 50 anos, comparece à consulta médica depois que o seu irmão de 59 anos morreu de infarto agudo do miocárdio, para se prevenir. É sedentário e tabagista (20 cigarros por dia há 25 anos). Não refere outros antecedentes. Para realizar o escore de risco de Framingham quais são as informações necessárias para o cálculo?
mostrar texto associado
Nessa situação, caso se confirme pelo Doppler de membros inferiores o diagnóstico de trombose venosa profunda, deve-se iniciar anticoagulação sistêmica.
mostrar texto associado
Os resultados normais do D-dímero (ELISA) e da gasometria arterial descartam o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar nessa paciente.
mostrar texto associado
A arritmia cardíaca expressa em III é diagnosticada como bloqueio atrioventricular de 3.º grau.