Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A onda U pode ter sua gênese atribuída à repolarização tardia das fibras de Purkinje, à repolarização demorada dos músculos papilares e aos potenciais residuais tardios do septo.
mostrar texto associado
A faixa de normalidade da frequência cardíaca está entre 50 bpm e 100 bpm.
mostrar texto associado
É comum observar na hiperpotassemia os sinais descritos na depressão de ST-T de concavidade superior do intervalo QTc e várias arritmias, sendo a taquicardia atrial com bloqueio atrioventricular variável altamente sugestiva da presença de hiperpotassemia.
mostrar texto associado
O ECG na pericardite caracteristicamente apresenta inversão da onda T simultaneamente à elevação do ST, podendo apresentar inversão com profundidade semelhante ao padrão da onda T isquêmica. Porém, a diferenciação pode ser feita em virtude de o segmento ST ter elevação com convexidade superior acompanhada de elevação do segmento PR.
mostrar texto associado

O padrão de repolarização precoce caracteriza-se por elevação do ponto J, fazendo que o final do QRS não coincida com a linha de base, gerando um segmento ST de concavidade superior em pelo menos duas derivações precordiais adjacentes com valores ≥ 1 mm e com espessamento ou entalhe da porção final do QRS.