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Com base no documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização – 1º,2º e 3° anos – do Ensino Fundamental”: A alfabetização matemática não pode ser reduzida ao domínio dos números e suas operações. A criança deve construir as primeiras noções de espaço e tempo no Ciclo de Alfabetização. O contato da criança com os meios de comunicação pode levá-la a reconhecer tabelas e gráficos simples, como elementos facilitadores da compreensão de determinadas informações. A proposta de alfabetização matemática é, portanto, “_____ _______”, não dissociando ou sequenciando os processos de alfabetização e letramento. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Muitos professores questionam como trabalhar o conhecimento de forma diferenciada que auxilie o professor a ensinar e o aluno a aprender. Nesse sentido, Piletti (2013) afirma que o fator fundamental da aprendizagem é
Segundo Hargreaves (2002), uma inovação bem-sucedida implica aperfeiçoar as habilidades técnicas e estimular a capacidade de compreensão dos professores em relação às mudanças. Qual dos depoimentos, abaixo, faz uma crítica à estratégia de formação continuada realizada no ambiente escolar?
Melhor descreve o apropriado para a combinação de um betabloqueador e um diurético de alça no manejo da hipertensão arterial sistêmica, particularmente em pacientes com comorbidades específicas:
Um homem de 60 anos, recentemente submetido a uma artroplastia total de joelho, apresenta-se à emergência com queixas de dor e inchaço em sua perna esquerda, que começaram há 2 dias. Ele relata uma sensação de "peso" na perna afetada, que piora ao ficar em pé ou ao caminhar. Não há história de trauma recente, viagens prolongadas ou cirurgias anteriores, além da mencionada. O exame físico revela eritema, aumento da temperatura local e edema unilateral da perna esquerda. A circunferência da panturrilha esquerda é 3 cm maior do que a direita. É o próximo passo mais apropriado na avaliação deste paciente: