Filtrar


Questões por página:
A realização de Eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações é recomendada na avaliação inicial de todos os pacientes comInsuficiência Cardíaca (IC), para avaliarsinais de cardiopatia estrutural como hipertrofia ventricular esquerda, isquemia miocárdica, áreas de fibrose, distúrbios da condução atrioventricular, bradicardia ou taquiarritmias, que podem demandar cuidados e tratamentos específicos. Vários desses aspectos são marcadores prognósticos em muitas cardiopatias.
(Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq. Bras. Cardiol.2018.)
De acordo com as orientações da Diretriz citada, NÃO é considerado um marcador de pior prognóstico na avaliação eletrocardiográfica na IC:
Visualizar Questão Comentada
Paciente, sexo masculino,65 anos, hipertenso, tem suspeita diagnóstica de insuficiência cardíaca congestiva. Tem queixa de dispneia aos moderados esforços, dispneia paroxística noturna e ortopneia. Ao exame físico constatou-se ritmo cardíaco regular em três tempos (presença de B3), frequência cardíaca de 105 bpm, crepitações pulmonares em bases, hepatomegalia, edema simétrico de membros inferiores e extremidades frias. De acordo com a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, é considerado um sinal mais específico de insuficiência cardíaca:
Visualizar Questão Comentada
Analise os depoimentos abaixo em relação aos estudos de Hoffmann (2014) sobre avaliação mediadora, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) “Uma boa prática avaliativa dá mais importância aos resultados do que aos processos”. ( ) “O objetivo principal da avaliação é apontar rumos da prática, possibilitando incluir as crianças pelos mais variados meios”. ( ) “Toda a ação de avaliação é neutra, porque quem avalia tem por base a concepção de promoção”. ( ) “Cabe ao educador o registro de todas as ações desenvolvidas pelas crianças, que podem ser fotos, relatos e outros”. ( ) “A avaliação é mais correta quando usamos pesos, medidas e estatísticas”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A escola valoriza alguns conhecimentos mais do que outros e exige que todos os alunos deem conta dos diversos conteúdos abordados pelo professor. Analise as seguintes ideias de Moretto (2003) em relação ao ensino tradicional:
I. Em muitos casos, as informações repassadas não possuem o menor significado para o aluno. II. O papel do aluno é escolher o que precisa ou não saber e a maneira pela qual a aprendizagem é desenvolvida. III. O aluno observa e faz comparações entre a experiências já vividas com a experiência que ele adquire no momento da atividade. IV. Ao aluno cabe aprender o conteúdo transmitido e repeti-lo no momento da verificação da aprendizagem.
Quais estão corretas?
Analise as afirmações abaixo que enfatizam a evolução do processo de alfabetização na perspectiva construtivista segundo o pensamento de Artur Gomes Morais:
I. A leitura deve ser uma constante nas atividades escolares e estar inserida em todos os momentos da aula, pois dessa forma o aluno sentirá sua importância. II. A escrita é um sistema notacional e não um código, seu aprendizado é um processo cognitivo que envolve um conjunto de outros fatores, no qual as habilidades perceptivas e motoras não têm uma carga principal. III. O importante é estimular a consciência fonológica para que o aluno realize o processo de decodificação do sistema alfabético, partindo do mais simples para o mais complexo.
Quais estão INCORRETAS?