Questões de Concurso
Filtrar
450 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 90
Questões por página:
Com relação à doença cárie e às práticas preventivas em odontopediatria. Assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) a cárie é uma doença biofilme-açúcar-dependente, decorrente de um desequilíbrio entre o processo de desmineralização e remineralização (DES-RE) dos tecidos dentários.
( ) Para redução da incidência de cárie, devem ser instituídas estratégias de prevenção, como controle mecânico do biofilme, orientações quanto aos hábitos alimentares e o uso de fluoretos.
( ) Os selantes são principalmente indicados para serem aplicados em dentes posteriores livres de cárie para prevenir a formação da lesão em fóssulas e fissuras.
As afirmativas são, respectivamente,
Diferentes formulações contendo fluoretos podem ser empregadas, usando veículos variados, como cremes dentais, soluções, géis e vernizes.
De acordo com as atuais guias de prática clínica propostas pela Federação Europeia de Periodontia, o fluoreto que apresenta efeito coadjuvante no controle da inflamação gengival pois apresenta ação antimicrobiana combinada com o efeito anticárie é o
1. A aplicação tópica de flúor age principalmente remineralizando a superfície do esmalte e inibindo a atividade enzimática das bactérias cariogênicas, sendo mais eficaz em lesões iniciais de cárie.
2. A ingestão de flúor sistêmico após a erupção dos dentes tem efeito preventivo significativo, pois integra-se ao esmalte já formado, aumentando sua resistência à desmineralização.
3. O uso de selantes associados à aplicação tópica de flúor em sulcos e fissuras pode potencializar a proteção contra a progressão da cárie, especialmente em dentes permanentes recentes.
4. Doses elevadas de flúor tópico podem causar fluorose dentária em dentes permanentes já erupcionados, sendo esta a principal limitação do seu uso.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.