Filtrar


Questões por página:

Estratégias terapêuticas baseadas nos fatores de risco de um indivíduo à cárie são padrão-ouro do tratamento minimamente invasivo. Isso significa que é imperativo determinar o risco de cárie antes de decidir produtos e métodos preventivos a serem recomendados. Isso pode ser conseguido considerando os seguintes aspectos, EXCETO:

Visualizar Questão Comentada
Durante uma consulta odontológica de rotina, um paciente de 35 anos apresenta uma lesão cariosa em uma superfície oclusal do segundo molar superior esquerdo. Ao realizar o exame clínico, você observa uma lesão com coloração marrom-escura e aspecto brilhante. Diante dessa situação, qual é a conduta mais simples para determinar se a cárie está ativa ou inativa?
A mancha branca é a fase da lesão de cárie incipiente no esmalte, já visível clinicamente. Costuma incidir em superfícies lisas (próximas da margem gengival) e em superfícies com fissuras. Aparece como área esbranquiçada opaca, de superfície rugosa. Estas características são consequência da remoção sub-superficial de minerais, que ocasionam microvazios com capacidade de espalhar a luz. Qual das seguintes afirmações sobre a progressão da lesão é verdadeira?
A aplicação tópica de flúor (ATF) visa à prevenção e ao controle da cárie, através da utilização de produtos fluorados (soluções para bochechos, gel fluoretado e verniz fluoretado), em ações coletivas. O programa Brasil Sorridente recomenda instituir a ATF após avaliar a situação epidemiológica de diferentes grupos populacionais do local onde a ação será realizada. A utilização de ATF com abrangência universal é recomendada para populações nas quais se constate uma ou mais das seguintes situações, EXCETO:
O paciente R.F.T.,2 anos e 4 meses de idade, foi levado à UBS pelos pais para a primeira consulta odontológica. Em relação ao uso de fluoretação tópica, qual seria a melhor instrução aos pais?