Filtrar


Questões por página:
As crianças possuem uma percepção inata das relações de proporção e localização. O trabalho dos docentes deve desenvolver a percepção natural das crianças desde os anos inicias di Ensino Fundamental. Daí a importância de estimular a confecção de desenhos por parte dos alunos. Para isso, o professor propõe a uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental a seguinte atividade: desenhar a sala de aula vista de cima, ou seja, a partir do ponto de vista vertical.
O docente pretende, com essa atividade, introduzir o conteúdo de


As microrregiões geográficas do Acre, divididas pelo IBGE, apresentam cinco regiões: Brasileia, Sena Madureira, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Com relação à disposição geográfica dessas microrregiões e tendo como ponto de referência o centro geográfico do estado, é correto afirmar que a microrregião de
Com relação a sistemas de projeção, coordenadas geográficas e datum , julgue o próximo item.

O SIRGAS 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), adotado pelo Brasil como seu sistema geodésico de referência oficial, irá substituir o SAD69 (South American Datum 1969) e outros sistemas nos próximos anos.
Com relação a sistemas de projeção, coordenadas geográficas e datum , julgue o próximo item.

O sistema de projeção UTM (universal transversa de Mercator) divide a Terra em 60 zonas, que mudam a cada seis graus de arco de latitude.
A figura abaixo ilustra um diagrama triangular vazio.
O diagrama triangular é empregado na cartografia de síntese quando se busca representar “tipos” de estruturas ternárias específicas, ou seja, caracterizadas por variáveis formadas por três componentes colineares. O diagrama participa como algoritmo para o tratamento dos dados e auxilia na organização da legenda do mapa.
Os lados do diagrama triangular representam os três componentes da variável estudada. As diferentes combinações dos três componentes são sintetizadas por meio de pontos no interior do triângulo. Quando a variável se refere a unidades geográficas, cada ponto representa a estrutura de cada uma dessas unidades.

Adaptado de: QUEIROZ FILHO, A e MARTINELLI, M. “Cartografia de análise e de síntese na geografia”. Boletim paulista de geografia, v.1, 2007, p.22.

 

A visualização do diagrama, após o tratamento dos dados, permite definir categorias para a construção do mapa de síntese a partir do(a):