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Segundo o professor Manuel Correia de Andrade, para efetuar estudos geográficos seria necessário obedecer aos chamados princípios científicos da geografia. Durante as aulas de geografia, tais princípios são muito utilizados como instrumento no processo de ensino-aprendizado. Um desses princípios afirma que o fato geográfico está em constante reorganização, devido à ação de diferentes atores. Esse princípio é denominado de princípio da:
No texto de Ruy Moreira,1979, no qual propõe que a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, o autor relata que a formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história, o que propõe a construção de uma teoria do espaço que se baseia em três categorias, sendo as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial.
MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto,2007, p.76.
Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para a área de ciências humanas e sociais aplicadas está organizada a partir de temas estruturantes com os quais o currículo de Pernambuco dialoga. No que se refere à BNCC, julgue o seguinte item.
Na unidade Espaço, territórios e fronteira, evidenciam-se as narrativas locais sobre a relação com o tempo-espaço, por meio da construção do espaço geográfico, dando destaque à inter-relação peculiar de sertão, agreste e litoral.
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A respeito de cultura, territorialidade e prática geográfica escolar, julgue o item subsequente.


Ensinar geografia a partir de elementos culturais independe da cultura que os estudantes possuem e produzem em seu cotidiano.

A respeito de cultura, territorialidade e prática geográfica escolar, julgue o item subsequente.


Usar a cultura geográfica dos alunos como elemento de problematização do processo formativo torna a geografia mais atraente e promove aprendizagens significativas.