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Na década de 1970, o sociólogo Alain Touraine, ao estudar a categoria de movimento social, a definiu como uma ação conflitante de agentes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica, e incluiu nessa definição a identificação de três princípios pertinentes a todo movimento social:
1. O movimento social deve explicitar em nome de quem fala e quais são os interesses que protege ou defende.
2. O movimento social identifica contra quais bloqueios ou situações ele se mobiliza e busca vencer a apatia ou a indiferença em relação a uma dada situação.
3. O movimento social afirma defender interesses de um grupo em particular, mas o faz, participando do sistema de ação histórica.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente os três princípios que norteiam o conceito de movimento social de Alain Touraine.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
“Desenvolver estudos sobre a história dos direitos humanos e a consolidando do conceito de cidadania e suas relações com os recortes nacionais, para fundamentar e estabelecer categorias de análise que contribuam para a organização da pesquisa a respeito das condições socioeconômica e direitos culturais da população do entorno da escola, ou de localidade a ser discutida com os estudantes”.
Adaptado de “Percursos de Estudo e Formação” in Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas. – São Paulo: SME / COPED,2021, p.169.
O Objetivo de Aprendizagem citado refere-se, respectivamente, ao seguinte Percurso e ao seguinte Objeto de Conhecimento:
É possível dizer que na década de 1950, os intelectuais brasileiros descobriram o popular, entendido como resgate do sentido de nacionalidade, e elegeram o povo como sujeito social da vida brasileira. A densidade dos anos 1950 e 1960 vem do fato de se cruzarem, como atores em disputa, a elite, que ‘construiria 50 anos em 5’ (ideário que tem sua consagração na construção e mudança da capital do Brasil), e as camadas populares, que se mobilizam por conquistas sociais básicas. A atmosfera da qual se impregnou a cultura contagiou a educação.
Adaptado de BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de janeiro: Zahar,2000, p.57.
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente iniciativas desse período em que, no pensamento social brasileiro, a questão educacional foi associada à conscientização e à transformação política, à exceção de uma. Assinale-a.