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Entre suas metas, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (redução das desigualdades) prevê promover, até 2030, a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem nacional, condição econômica, religião ou qualquer outra característica. O conceito descrito a seguir é um dos que fundamenta essa meta.

Processo pelo qual indivíduos e grupos socialmente vulneráveis ampliam sua capacidade de agir sobre as próprias vidas e contextos. Envolve a conscientização a respeito dos próprios direitos, a superação de relações de dominação e dependência e a construção de condições para o exercício autônomo da cidadania. Está associado a um processo de redução da vulnerabilidade e de aumento das próprias capacidades dos setores pobres e marginalizados da sociedade, além de ter por objetivo promover entre eles um índice de desenvolvimento humano sustentável e a possibilidade de realização plena dos direitos individuais.

A descrição acima diz respeito ao conceito de:
No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
Fleuri (2009) compreende a emergência dos movimentos sociais identitários como uma “rebelião das diferenças”, conforme propõe Stoer. Para Fleuri, ao buscarem reconhecimento como sujeitos socioculturais e políticos, esses grupos rejeitam a posição de objetos passivos de estudo e questionam os ideais normativos que os definem como subalternos ou carentes, submetendo-os a padrões de normalidade.

Nesse sentido, essas rebeliões das diferenças
Uma das práticas que impede o exercício da cidadania, especialmente no que se refere aos direitos e à participação popular, é
O eixo 2 do Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (PDPM) refere-se à educação para a igualdade. Um dos objetivos dessa temática é

I aumentar o número de cursos, palestras e treinamentos para a formação e a profissionalização de mulheres.
II garantir o acesso, a permanência e o sucesso de jovens e mulheres à educação de qualidade, com atenção aos grupos com baixa escolaridade.
III promover o acesso e a permanência de mulheres na educação formal, ao longo da vida, para fortalecer a formação e oportunizar o acesso ao mercado de trabalho e à sua autonomia econômica.

Assinale a opção correta.
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