Filtrar


Questões por página:
“À medida que a polícia possui atribuições e poderes para usar a força e manejar instrumentos visando ao seu exercício, ela pode facilmente praticar, nos mais diversos contextos nacionais, abusos ou excessos contra os cidadãos. Muitos desses excessos implicam o emprego da força como castigo, e não como um recurso instrumental para individualizar, identificar o autor, restringir ou prevenir condutas consideradas como juridicamente inaceitáveis. As condições de possibilidade para isso são os juízos morais de culpabilidade dos suspeitos, a desconfiança no sistema formal de justiça penal, como entidade à qual se reserva a imposição do castigo legal, e a existência de uma demanda social para que os policiais atuem como executores de castigos contra determinadas "clientelas". Embora os policiais entrevistados não possuam a mesma compreensão do castigo e dos meios para ministrálo, eles o praticam com apoio dos seus colegas de trabalho, de modo informal e com maior ou menor visibilidade, a depender das circunstâncias, contra certos indivíduos e grupos. Um aspecto decisivo para reduzir a possibilidade de castigo é o poder de reclamação do cidadão, traduzido em capacidade de denunciar e processar policiais por essa prática”.
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PAES-MACHADO, Eduardo. Polícia para quem precisa de polícia: contribuições aos estudos sobre policiamento. Caderno CRH, v.23, n.60, p.437-447,2010.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) As forças policiais são agências que possuem a função e a autorização para uso legítimo da força.
( ) A violência policial acontece quando policiais autorizados para o uso legítimo da força ultrapassam os limites e excedem suas funções ao violarem direitos de cidadania.
( ) Os excessos produzidos pelas forças policiais atendem aos anseios dos seus operadores que desejam usar o castigo físico como meio de resolver seus problemas.
( ) A violência policial atinge de maneira discriminada determinados sujeitos no interior de uma sociedade na qual determinados segmentos demandam esse tipo de ação.
Esta correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“[...] tendo como meta escolas sem violências, é de indiscutível importância identificar medidas para que essas se apresentem como espaços seguros para todos os seus membros. Certamente, é consensual na sociedade que a segurança escolar constitui-se em um valor em si mesma, uma vez que afeta a vida, a integridade física, emocional e psicológica de alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis. Ademais, a violência ou a ameaça de violência – em suas diversas modalidades – tem um impacto direto na qualidade da educação, no modo como os professores e estudantes desenvolvem seu trabalho em sala de aula, no ambiente escolar, no rendimento dos alunos e na qualidade de vida de suas famílias”
(ABRAMOVAY. Miriam. Programa de prevenção à violência nas. escolas. Disponível em http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nasEscolas.pdf).
Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que
Cidadania é um atributo que o indivíduo social adquire quando desfruta, de forma equânime, de liberdade, participação e igualdade. Nas democracias modernas é a forma de se tornar titular de direitos civis, políticos e sociais.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A globalização, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e o surgimento de gigantescas empresas transnacionais, tem causado redução dos direitos políticos, na medida que diminui o poder dos estados nacionais e o consequente papel que a representação política exerce. ( ) O aumento da desigualdade social provoca uma redução nos direitos civis vivenciados: a diminuição da sensação de segurança e o aumento da criminalidade são fatores de restrição a efetiva liberdade, na medida que aumentam a exposição ao risco e alteram as noções de Justiça e de Estado Democrático de Direito. ( ) Experiências de gestões participativas têm se multiplicado, principalmente no âmbito dos governos municipais e a inclusão digital tem proporcionado formas alternativas de organização e ativismo político. Apesar disso, ainda não se cogita a possibilidade de formas estruturadas e seguras de participação popular nos processos de decisão pública. ( ) O surgimento das ONG’s (organizações não governamentais) como proponentes, facilitadoras, executoras e fiscalizadoras da execução de políticas públicas tem possibilitado uma maior participação da sociedade civil no Estado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Sobretudo depois dos anos 1960, quando ladrões e criminosos passaram a ser vistos como uma grande ameaça aos moradores das metrópoles, ideias semelhantes de uma justiça retaliativa vinham seduzindo muita gente nas cidades brasileiras. De acordo com essa perspectiva, para anular a violência do crime bastaria ser ainda mais forte e violento que o criminoso”.
(MANSO, Bruno Paes. A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. São Paulo, Ed. Todavia,2020, p.10-11)
No fragmento acima o autor faz menção ao surgimento, naquele momento, de
A política de saúde no Brasil, no amplo escopo do setor de serviços, vem consolidando processos intensificados de subsunção real do trabalho ao capital, que combinam cooperação, divisão sociotécnica, aplicação de maquinaria, ampliação da escala de produção, tendo em vista: