Filtrar


Questões por página:
Um dos exames complementares mais utilizados em odontologia para o correto diagnóstico das diversas patologias bucais é a radiografia. Para que esse recurso seja realmente efetivo é preciso que o dentista esteja apto para fazer uma correta interpretação das características observadas. Dentre as patologias citadas abaixo qual a que não corresponde à característica radiográfica apresentada?
Estatisticamente na literatura as lesões que se destacam como lesões cancerizáveis para o carcinoma espinocelular são:
No exame clínico todas as alterações de normalidade devem ser investigadas e diagnosticadas, devem-se buscar lesões que possam estar associadas às várias fases evolutivas do câncer de boca. Dentre elas não podemos citar:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Quando a placa bacteriana não é perturbada, cria-se uma zona fértil para as bactérias periodontais se multiplicarem. Assim, caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar, à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que pode ser removido apenas com o aumento no consumo de água.

II. A odontogeriatria é a área de especialização que contempla o estudo, o diagnóstico e o tratamento de patologias bucais no paciente idoso, tais como aquelas derivadas de terapias medicamentosas e de irradiação, do câncer bucal, e, ainda, o diagnóstico e o tratamento de transtornos na fala e na escrita.


Marque a alternativa CORRETA:

Ao avaliar uma radiografia panorâmica de um paciente do sexo masculino, de 27 anos de idade, nota-se o seguinte achado clínico: uma imagem radiolúcida bem delimitada, unilocular, de aproximadamente 4mm de diâmetro, associada à coroa do dente 48, incluso. Considera-se como a primeira hipótese diagnóstica: