Filtrar


Questões por página:

Paciente de 27 anos de idade, gênero masculino, apresenta-se para tratamento odontológico de rotina. Ao realizar uma radiografia, percebe-se uma área radiolúcida, unilocular, bem delimitada, circundada por uma cortical de esclerose localizada na linha média da maxila, ao longo da rafe palatina. O diagnóstico provável é de cisto do duto nasopalatino. Em relação a essa lesão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O cisto do duto nasopalatino tem sua origem associada à proliferação de remanescentes epiteliais do duto nasopalatino.

( ) Esse cisto é o cisto não odontogênico intraósseo mais comum dos maxilares.

( ) Esse cisto pode ocasionar dor e afastamento dentário dos incisivos centrais superiores.

O câncer de boca é uma denominação comum para os cânceres de lábio e de cavidade oral. Mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. Assim, é importante um olhar cuidadoso do cirurgião-dentista para possibilitar a identificação precoce das lesões. Os locais com maior prevalência de lesões cancerosas são

A técnica cirúrgica utilizada no tratamento de cistos dos ossos gnáticos que consiste em realizar a comunicação da cavidade cística com a cavidade bucal, transformando a primeira em uma cavidade acessória da segunda, é conhecida corretamente como:

Paciente de 48 anos, sexo feminino, apresenta lesão radiolúcida periapical bem definida na região do dente 24. Sabendo tratar-se de um tumor odontogênico benigno de origem mesenquimal, uma hipótese de diagnóstico plausível é:
O câncer de boca é uma denominação genérica utilizada em referência a qualquer lesão maligna primitiva dessa região anatômica. A língua é uma das áreas mais acometidas. Qual o principal fator de risco para o câncer de boca?