Filtrar


Questões por página:

Observe a árvore filogenética a seguir, que mostra a provável história evolutiva entre as espécies I, II, III e IV.


Imagem associada para resolução da questão



A análise da árvore permite concluir que a espécie II possui maior grau de semelhança genética com

Dos cinco reinos previamente reconhecidos pelos taxonomistas, a maioria dos biólogos continua a reconhecer Plantae, Fungi e Animalia, mas não Monera e Protista. No entanto, por motivos diversos, a classificação dos seres vivos em cinco reinos continua sendo amplamente adotada nos livros de biologia do Ensino Médio. Segundo essa classificação, o reino que inclui apenas organismos que contêm organelas resultantes de endossimbioses de uma proteobactéria e uma cianobactéria ancestrais é o

Todas as formas de vida estão relacionadas por meio de um ancestral comum, o que explica porque os princípios gerais da biologia se aplicam a todos os organismos. A história evolutiva dos seres vivos é conhecida como filogenia, e pode ser representada, de forma esquemática, através das árvores filogenéticas.


Com relação ao tema acima, analise as afirmativas a seguir:

I. As filogenias permitem aos biólogos comparar organismos, bem como fazer predições e inferências com base em semelhanças e diferenças de suas características.

II. Inicialmente, as árvores filogenéticas eram construídas com base em estruturas físicas e atributos bioquímicos dos organismos. Atualmente, o sequenciamento de genomas tem permitido a reconstrução da história da vida mais precisa.

III. A reconstrução de árvores filogenéticas utiliza as características análogas e homólogas observadas entre os grupos de seres vivos.


Está correto o que se afirma em

A primeira classificação biológica racional de que se tem conhecimento se deve ao filósofo Grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.). Seus estudos e escritos cobrem uma diversidade de matérias, desde metafísica, poesia, teatro, política, à biologia e zoologia. Aristóteles estudou e classificou os organismos em dois grandes grupos – animais e plantas – pelas suas caraterísticas com base nas suas inúmeras observações (que incluíram dissecações de organismos, com a exceção dos humanos), os animais eram divididos em “animais com sangue” e “animais sem sangue”; atualmente, vertebrados e invertebrados. No entanto, diversos elementos dessa classificação mantiveram-se até ao século XIX.
(História da Classificação Biológica. Nicolau, P. B.2017.)
Em particular, dos estudos de classificação de Aristóteles resultaram os termos, ainda hoje utilizados, que são:
De acordo com a Classificação de Linnaeus, o lobo-cinzento (Canis lupus) pertence a mesma ordem do leopardo (Panthera pardus); porém, tais animais não pertencem à(ao) mesma(o):