Filtrar


Questões por página:

Existem códigos internacionais que regulam a nomenclatura dos organismos vivos e fósseis, e permitem a estabilidade das denominações científicas. O Código Internacional de Nomenclatura Botânica ‒ CINB ‒, por exemplo, é um documento composto por princípios, regras e recomendações. Considerando o CINB, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) São princípios do CINB que a nomenclatura botânica seja independente da zoológica e que cada táxon tenha apenas um nome válido.

( ) São princípios do CINB que a aplicação de nomes seja determinada por tipos nomenclaturais e que a nomenclatura seja baseada na prioridade de publicação.

( ) São regras do CINB que os nomes dos táxons sejam latinos independente da sua origem e que as regras são retroativas, salvo indicação contraria.

( ) São regras do CINB que o nome científico seja um binômio e que gênero e espécie não tenham terminações fixas.

( ) São recomendações do CINB que o nome da espécie deve ser acompanhado do nome do autor e que os nomes de autores podem ser abreviados de acordo com normas específicas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.

( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.

( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.

( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.


A taxonomia evolutiva tradicional e a sistemática filogenética ou cladista são teorias utilizadas para reconhecer e ordenar grupos taxonômicos.

Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado. Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são:
As cianofíceas, ou “algas azuis”, foram até pouco tempo classificadas como uma forma vegetal unicelular. Atualmente, a classificação desses seres vivos mudou, uma vez que foi constatado que seu parentesco com as algas é muito remoto. Assinale a alternativa que apresenta a classificação atual desses organismos.