Filtrar


Questões por página:
Paciente 23 anos, masculino, apresenta-se para consulta com forte dor em panturrilhas, que se iniciou 3 dias antes da consulta. Negou uso de medicações lícitas, drogas ilícitas, ser portador de doenças sistêmicas e traumas recentes. Ao exame físico, apresenta: regular estado geral, ictérico, eupneico, sem alterações abdominais e torácicas, pressão arterial de 121/78 mmHg. O médico solicitou exames bioquímicos no momento da consulta, que resultaram em: hemoglobina 12 mg/dL, plaquetas 250.000/mm3, lucócitos 10.500 células/mm3, ureia 80 mg/dL, creatinina 3,8 mg/dL, potássio 3,5 mEq/L. Qual a hipótese diagnóstica para o caso?
Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos. Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?

Uma paciente, de trinta e quatro anos de idade, previamente hígida, assintomática e sedentária, procurou atendimento médico. A paciente havia sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica (HAS), há duas semanas, mas não iniciou nenhum tratamento. Na consulta, ela informou que estava usando contraceptivo oral havia dois meses. A paciente negou tabagismo, etilismo e histórico familiar de HAS ou doença cardiovascular. No exame físico, constataram-se índice de massa corpórea (IMC) de 24 kg/m2 ; pressão arterial de 149 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas); frequência cardíaca de 74 bpm; e circunferência abdominal de 78 cm. Outros exames apresentaram os seguintes resultados: triglicerídeos de 102 mg/dL; colesterol total de 184 mg/dL; HDL colesterol de 66 mg/dL; LDL colesterol de 98 mg/dL; e glicemia de jejum de 88 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais não apresentaram alterações relevantes.


Nesse caso clínico, o médico deve

Pacientes com deficiências nutricionais apresentam as seguintes características:


Paciente I. Cegueira noturna, manchas conjuntivais e secura ocular (xerose).

Paciente II. Oftalmoplegia, desorientação e confabulação.

Paciente III. Petéquias perifoliculares e cicatrização deficiente de feridas.

Paciente IV. Pigmentação e descamação em áreas expostas ao sol, glossite e demência.


Vitamina C, vitamina A, niacina e tiamina são os tratamentos, respectivamente, aos pacientes

Bacteriúria assintomática normalmente é uma condição benigna que não requer o uso de antimicrobiano nem rastreamento periódico. Esse tratamento é reservado para