Filtrar


Questões por página:
Sobre o diagnóstico do DM2 na atenção primária, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a pneumonia adquirida na comunidade (PAC), qual das seguintes características indica maior gravidade e necessidade de internação segundo o CURB-65 (ou CRB-65)?
Um paciente tabagista há 30 anos procura a UBS com queixa de tosse crônica produtiva e dispneia aos esforços. A espirometria revela VEF1/CVF < 0,70 pós-broncodilatador. Qual a conduta inicial prioritária para esse paciente?
Joana,55 anos, comparece à UBS para check-up. Ela já apresentou valores de pressão arterial (PA) de 144 × 92 mmHg e 146 × 94 mmHg em duas visitas consecutivas, sem uso de medicamentos. Não há sinais de urgência hipertensiva nem histórico de doença cardiovascular prévia. Segundo as diretrizes vigentes, como deve ser confirmada a suspeita de hipertensão arterial sistêmica?
Mulher de 36 anos com obesidade apresenta três a quatro episódios ao mês de dor de cabeça intensa e debilitante nos últimos dois anos. A cefaleia dura de um a dois dias. O episódio álgico costuma ocorrer na têmpora direita, na região frontal direita e atrás do olho direito, embora às vezes, ela se localize em região bifrontal. Frequentemente, há rinorreia e congestão associadas às dores de cabeça. Ela nega qualquer aura ou características neurológicas. A dor é geralmente profunda, mas latejante quando intensa. Algumas vezes, relata presença de náuseas, mas sem vômitos e diz que precisa usar óculos escuros e ir para uma sala silenciosa porque “não consegue funcionar”.

Em relação à competência baseada em sinais e sintomas, na paciente descrita, o diagnóstico mais provável é: