Filtrar


Questões por página:

Paciente,58 anos, sexo feminino, chega ao Pronto Socorro queixando-se de dor em andar superior do abdome de forte intensidade há cerca de 2 horas, associada a náuseas e vômitos incoercíveis. Ao exame físico, encontra-se desidratada (2+/4+), com PA 90x60mmHg e FC 110bpm, e apresenta equimose em flancos. Nos exames laboratoriais, Hb 12 - Ht 36% - Leuco 16000 - Amilase 600 U/L - Lipase 530 U/L. É internada e recebe tratamento adequado para patologia descrita. Após 5 semanas, encontra-se assintomática e evolui com formação de coleção líquida peripancreática não infectada de 4cm, envolvida por uma cápsula de fibrose e tecido de granulação, observada na tomografia de abdome.

Qual o provável diagnóstico e a melhor conduta a ser tomada neste momento?

Paciente, sexo masculino,25 anos de idade, queixa-se de manchas eritematosas em mãos, associadas a telangiectasias e ginecomastia há mais de 2 meses. Nota-se também ao exame físico palidez cutaneomucosa, ascite, presença de distonia em seus movimentos e, ao exame oftalmológico, a presença de anéis de Kayser Fleischer.

De acordo com o provável diagnóstico, qual o mecanismo fisiopatológico envolvido?

Paciente, sexo masculino,58 anos de idade, chega à Unidade de Pronto Atendimento apresentando hematêmese de grande quantidade há aproximadamente 30 minutos. Ao exame clínico, nota-se paciente sonolento, com palidez cutaneomucosa moderada, PA 80x50 mmHg, FC 125bpm.

Tem diagnóstico prévio de hepatopatia crônica. Qual a melhor conduta para o paciente neste momento?

Paciente masculino,35 anos,90 kg, sem história de doenças sistêmicas, apresenta-se ao centro cirúrgico para tratamento de hérnia inguinal. Ao entrar no local da cirurgia, informou ao anestesista que ingeriu 350 ml de leite de vaca e que o momento dessa ingestão foi imediatamente antes da sua entrada no centro cirúrgico. Qual a conduta adequada para impedir a aspiração pulmonar de conteúdo gástrico?
Paciente 23 anos, masculino, apresenta-se para consulta com forte dor em panturrilhas, que se iniciou 3 dias antes da consulta. Negou uso de medicações lícitas, drogas ilícitas, ser portador de doenças sistêmicas e traumas recentes. Ao exame físico, apresenta: regular estado geral, ictérico, eupneico, sem alterações abdominais e torácicas, pressão arterial de 121/78 mmHg. O médico solicitou exames bioquímicos no momento da consulta, que resultaram em: hemoglobina 12 mg/dL, plaquetas 250.000/mm3, lucócitos 10.500 células/mm3, ureia 80 mg/dL, creatinina 3,8 mg/dL, potássio 3,5 mEq/L. Qual a hipótese diagnóstica para o caso?