Filtrar


Questões por página:
Ao estudar os 5 princípios básicos para governança e gestão de TI de uma organização propostos pelo COBIT 5, um Analista de Controle Externo destacou o seguinte princípio: “O COBIT 5 integra a governança de TI à governança corporativa da organização. Cobre todas as funções e processos corporativos. Não se concentra somente na função de TI, mas considera a TI e tecnologias relacionadas como ativos que devem ser tratados como qualquer outro ativo por todos na organização. Considera todos os habilitadores de governança e gestão de TI aplicáveis em toda a organização, incluindo tudo e todos − interna e externamente − que forem considerados relevantes para a governança e gestão das informações e de TI da organização."

O princípio que corresponde à descrição é
O domínio Monitoração e Avaliação do COBIT visa, entre outras coisas, assegurar a qualidade dos processos de TI. Dentre os processos desse domínio estão: Monitorar e Avaliar o desempenho da TI, Monitorar e Avaliar os controles internos, Fornecer governança para a TI e
mostrar texto associado
Diferentemente da representação por estágios do modelo CMMI, no COBIT é possível avançar do nível de maturidade 3 para o nível de maturidade 4 sem ter cumprido todas as condições do nível 3.
mostrar texto associado
Uma diferença entre os níveis de maturidade do COBIT e do CMMI é que o modelo do Software Engeneering Institute (SEI) é voltado para os processos de gerenciamento de TI, enquanto o modelo do IT Governance Institute (ITGI) é orientado para os princípios de engenharia de produtos de software.
mostrar texto associado
Tanto no modelo COBIT quanto na representação contínua do CMMI, há seis níveis de maturidade em uma escala pontuada desde não-existente (0) a otimizado (5).