Filtrar


Questões por página:
Concernente ao Código de Ética do Assistente Social, assinale a alternativa CORRETA.
No que diz respeito ao Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), assinale a alternativa CORRETA.
Os profissionais que trabalham em instituições fechadas, como por exemplo, prisões, casas de abrigo para crianças e adolescentes, entram constantemente em conflito com questões de sigilo profissional. Isso ocorre porque têm contato com planos de fuga, delitos, relatos de maus-tratos, entre outros.
Embora se trate de um trabalho que conviva com tensões permanentes, é preciso lembrar que o Assistente Social não pode aceitar atribuições de segurança nessas instituições, motivo pelo qual, de acordo com o Código de Ética, tem o dever de:

I- Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

II- Transgredir qualquer preceito do Código, bem como da Lei de Regulamentação da Profissão.

III- Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios deste Código, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA:
A partir de 1986, os Códigos de Éticas do Serviço Social explicitaram que os usuários dos serviços sociais são sujeitos da intervenção profissional, inseridos em sua condição de classe trabalhadora, como afirmou o Código de Ética de 1993, ao colocar como UM de seus princípios fundamentais:
“Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor:” A afirmativa anterior, extraída do Código de Ética do Assistente Social (1993), trata-se do item