Filtrar


Questões por página:
O Assistente Social tem o direito de manter contato direto com a população usuária, junto aos seus locais de moradia e de organização, o que permite estabelecer vínculos com os seus movimentos e apreender as suas demandas. O Assistente Social detém informações, tem conhecimento sobre os programas que devem ser postos a serviço dos usuários, reforçando o seu poder reivindicatório junto às instituições responsáveis pelas políticas e programas.
Fonte: Código de Ética do/a assistente social comentado. São Paulo: Cortez,2012.Conselho Federal de Serviço Social.
Nesse contexto, o Código determinou os seguintes direitos e deveres do assistente social. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Ter livre acesso à população usuária.
II. Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.
III. Usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos.
Conforme estabelecido no Código de Ética do Assistente Social, é vedado ao assistente social permitir ou exercer a supervisão de aluno de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagiário. Nesse contexto, registre (V), para verdadeiro, e (F), para falso, nas afirmativas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta.
(__) A supervisão do estágio deve ser realizada por um assistente social qualificado, com finalidade de garantir uma formação ética e crítica, conforme os pressupostos do Código de Ética.
(__) O Código de Ética do Assistente Social permite que estágios sejam supervisionados em instituições que não possuem assistentes sociais no quadro funcional.
(__) A supervisão de estágio realizada por um assistente social é fundamental para garantir uma formação ética e crítica.
De acordo com o Código de Ética Profissional é vedado ao assistente social, exceto:
O Código de Ética do Assistente Social estabelece que substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência, é:
Das Relações com as Instituições Empregadoras, assinale a alternativa que apresenta um dever do Assistente Social: