Filtrar


Questões por página:
Em uma instituição prestadora de serviço de saúde o profissional de enfermagem é escalado para participar em um ato abortivo previsto em Lei. De acordo com a sua consciência, o profissional se recusa em participar do procedimento, estando sua decisão respaldada
Conforme o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (nº 567/2017), constituem direitos asseguradas ao profissional de enfermagem:
I. participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar; II. formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem e comissões interdisciplinares da instituição em que trabalha; III. negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de atividades profissionais; IV. manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição na área onde ocorrer o exercício profissional.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
De acordo com o Modelo Téorico do Principialismo, que trata das ações éticas no campo das ciências da saúde, constituem princípios do agir ético do profissional no processo de assistência do ser humano:
I. autonomia; II. beneficência; III. não maleficência; IV. assentimento.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

O código de ética dos profissionais de enfermagem orienta o exercício profissional no qual estão previstas penalidades e infrações que podem decorrer de imperícia, imprudência e negligência do profissional. Diante do julgamento de penalidades e infrações, dadas as situações,


I. Cometer infração dolosamente.

II. Realizar atos sob coação e/ou intimidação.

III. Realizar ato sob emprego real de força física


é(são) considerada(s) como circunstância(s) agravante(s):

Os profissionais de enfermagem estão passíveis de cometer ou sofrer infrações éticas que implicam ações, omissões ou conivências que desobedecem aos pressupostos e disposições do Código de Ética Profissional de Enfermagem e são classificadas como leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato. A penalidade aplicada ao profissional que implica a cassação do direito ao exercício da profissão é de competência de qual entidade de classe?