Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre as regras deontológicas previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O servidor público deve pautar sua conduta pela dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais, tanto no exercício do cargo quanto fora dele.

( ) A moralidade administrativa exige que o servidor público busque o bem comum, equilibrando legalidade e finalidade em seus atos.

( ) Deixar alguém à espera, causando longas filas ou atrasos no serviço público, é aceitável se houver outras prioridades, não configurando dano moral aos usuários.

( ) A cortesia e a boa vontade no atendimento ao público são dispensáveis, desde que o servidor público cumpra estritamente as normas legais e administrativas.

Assinale a sequência correta.
Durante inspeção, constatou-se que documentos de processos ético-disciplinares sigilosos estavam guardados em local de acesso irrestrito a outros servidores. Assinale a alternativa que apresenta a medida imediata mais adequada.
Teobaldo, servidor público federal, residente em Macapá, está com grandes problemas na autarquia federal em que trabalha, visto que Leonardo, também servidor público na mesma autarquia, está prejudicando deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam. Diante da referida situação e com base no Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, qual é o órgão responsável pelo acompanhamento e orientação ética profissional do servidor?
Visualizar Questão Comentada
Com base no Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
PORQUE
II. Para que um servidor público possa atuar livremente, a sua conduta não pode estar subordinada aos princípios da instituição que atua.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A ética é entendida como um conjunto de princípios básicos que norteiam a conduta do indivíduo, definindo deveres e obrigações relativos ao convívio em sociedade. No contexto profissional, visa a um bom desempenho das atividades profissionais, principalmente no que se refere ao relacionamento com clientes, usuários dos serviços e colegas de trabalho. Fazem parte da ética profissional os seguintes princípios:
Visualizar Questão Comentada