Filtrar


Questões por página:

Sobre coesão e coerência textual, conforme preconiza Koch, analise as assertivas abaixo:


I. A coerência textual está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto em uma situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido desse texto, o qual deve ser do todo, pois a coerência é global.

II. Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto.

III. Embora a coesão auxilie no estabelecimento da coerência, ela não é garantia de se obter um texto coerente. Os elementos linguísticos da coesão não são nem necessários para que a coerência seja estabelecida.


A coesão ajuda a estabelecer a coerência na interpretação de textos, porque surge como uma manifestação superficial da coerência no processo de produção desses mesmos textos. Quais estão corretas?

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) O pronome “ele” (l.04) retoma a expressão “Projeto Genoma Humano” (l.04).


( ) O termo “isso” (l.07) é utilizado para retomar uma informação mencionada anteriormente no texto.


( ) O vocábulo “Ele” (l.13) se refere a “cromossomo Y”.


( ) O pronome “ele” (l.18) se refere a “cromossomo Y”.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
No trecho “Apesar disso, ainda não está ocorrendo para todas as crianças que vivem no País, principalmente quando notamos a condição de meninas e meninos indígenas e negros.” (1º§), a expressão “apesar disso” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
“Essa tragédia humanitária não é resultado apenas da pobreza longeva no país. Trata-se de uma das consequências da guerra iniciada em 2015, quando rebeldes huti botaram o presidente para correr. Rebeliões, insurgências e conflitos internos são recorrentes na história do país, mas esta é diferente.” (4º§) O emprego dos pronomes “essa” e “esta” no período destacado está de acordo com a norma padrão da língua e justificam-se, respectivamente, de acordo com o expresso a seguir:
mostrar texto associado
“O mundo não quer ver o que acontece no Iêmen porque é parcialmente responsável [...]” (1º§) Em se tratando de registros formais, a conjunção destacada anteriormente pode ser substituída sem que haja alteração de sentido ou prejuízo quanto à coerência e coesão textuais por, EXCETO (desconsidere necessárias alterações quanto à pontuação):