Filtrar


Questões por página:

Considere o seguinte início de um texto retirado da revista Aventuras na História (ed.214. São Paulo: Editora Caras,2021. p.16):


Há 12 mil anos, abóboras eram refeições exclusivas de grandes mamíferos, como os mamutes, mastodontes e preguiças gigantes – a megafauna do Paleolítico.


Numere os parênteses abaixo, identificando a ordem das ideias que vêm na sequência, para que o conjunto apresente lógica textual.

( ) Quando eles foram extintos, as plantas ficaram “órfãs”, sem ter ninguém para distribuir suas sementes, o que os grandes mamíferos faziam pelas fezes.


( ) Após a extinção da megafauna americana, várias espécies de cucurbitáceas – a família da abóbora – acabaram extintas por falta de disseminação.

( ) Eram plantas amargas demais para o ser humano, mas esses bichos não tinham dificuldade em tolerá-las, pela forma diferente como percebiam os sabores.

( ) Essa é a conclusão de um estudo da University Park, dos Estados Unidos, que testou plantas modernas versus suas ancestrais e versões selvagens atuais.

( ) As adotadas por humanos prosperaram.

( ) Os humanos então adotaram as plantas, provavelmente como cabeças e boias para redes de pesca, antes de elas desenvolverem o atual sabor aceitável, por seleção artificial.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

mostrar texto associado

Aqueles que atravessam os limites da ética em benefício próprio, situação tristemente comum no nosso país, não vivem dilemas éticos. São, simplesmente, antiéticos.


Em relação ao trecho acima, é INCORRETO apenas o que se afirma em:

mostrar texto associado

A importância dos dilemas éticos, portanto, é explicitar os valores que norteiam as nossas decisões, colocá-los em perspectiva e obrigar-nos a encarar com reflexão e transparência as nossas escolhas.


A opção que apresenta uma afirmação VERDADEIRA quanto à análise das estruturas linguísticas do trecho acima, é:

mostrar texto associado
No Texto 1, diversos recursos são empregados com a finalidade de garantir sua continuidade. Acerca desses recursos, analise as proposições abaixo.

1) No trecho: “O fogo se alastra rapidamente. O incêndio é numa empresa que recupera pneus, material altamente inflamável e tóxico. O combate às chamas é improvisado com balde, água mineral e mangueiras que não alcançam o foco do incêndio.” (2º §), a manutenção do tema é garantida pela opção de se utilizar palavras do mesmo campo semântico.
2) No trecho: “a corporação não tem escadas do tipo Magirus, que ajudam no resgate de vítimas e no combate a incêndios em lugares altos. Nem na capital, Palmas, de 228 mil habitantes, existe essa escada.” (5º §), o autor opta por fazer uma retomada por meio de um pronome.
3) No trecho: “Na cidade de Floriano (PI), que tem 57 mil habitantes, pode faltar o principal na hora de apagar o fogo.” (6º §), o autor opta por inserir um segmento explicativo, introduzido por pronome relativo.
4) No trecho: “Hoje, o nosso bombeiro está trabalhando com falta daquela força que nos move, que é a paixão, que é o amor de salvar e resgatar vidas alheias” (9º §), a repetição dos segmentos destacados confere ênfase ao enunciado, deixando-o mais contundente.

Estão corretas:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considerando alguns recursos coesivos empregados no Texto 1, analise o que se afirma a seguir.

1) No trecho: “A Ação Social 6 milhas Bombeiros é muito mais que uma corrida; vai em direção dos grandes gestos que a sociedade pede de cada pessoa” (2º parágrafo), a omissão do sujeito do verbo destacado prejudica a coerência textual, uma vez que esse sujeito não pode ser recuperado pelo leitor.

2) No trecho: “No ano passado, a campanha Bombeiro Sangue Bom alcançou 7.019 doadores de sangue, registrando um aumento de 189% nas doações desde seu início.” (3º parágrafo), o termo destacado faz referência à “campanha Bombeiro Sangue Bom”.

3) No trecho: “Faça deste gesto dos bombeiros o seu dia a dia.” (4º parágrafo), o pronome destacado se refere ao termo “bombeiros”.

4) No trecho: “Seja solidário, seja bombeiro por um dia, faça o bem, seja gentil, doe-se, doe sangue.” (4º parágrafo), a repetição das formas verbais reforça o pedido que está sendo feito, ressaltando, assim, a sua importância.

Estão corretas: