Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação às ideias desenvolvidas no texto acima e a seus aspectos gramaticais, julgue os itens subsequentes.

Com correção gramatical, o período “A rigor (...) histórico” (l.10-11) poderia, sem se contrariar a ideia original do texto, ser assim reescrito: Caso se proceda com rigor, a análise desses conceitos, verifica-se que não existe diferenças entre eles.
mostrar texto associado
Respeitam-se a coerência da argumentação do texto e a sua correção gramatical, se, em vez de se empregar "do espaço público" (l.1), no singular, esse termo for usado no plural: dos espaços públicos.
mostrar texto associado
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se optar pela determinação do substantivo "respeito" (l.7), juntando-se o artigo definido à preposição "a", escrevendo-se ao respeito.
mostrar texto associado
O trecho "os que pensam assim" (l.16-17) retoma, por coesão, o referente de "muitos" (l.8), bem como o sujeito implícito da oração "dão mais valor a um modelo de desenvolvimento" (l.13-14).
mostrar texto associado
Atente para as afirmações abaixo.

I. A frase Sem essa consciência, não há poeta pode ser corretamente reescrita do seguinte modo: Não há essa consciência em quem não seja poeta.

II. A frase este palíndromo não só encantou o menino Cortázar, como decidiu o seu destino de escritor tem seu sentido corretamente reproduzido nesta outra construção: este palíndromo, além de ter encantado o menino Cortázar, decidiu o seu destino de escritor.

III. Em Mesmo para um menino aberto ao que der e vier, a frase é bastante surrealista, a substituição do verbo é por parecia implica a alteração do segmento grifado para um menino aberto ao que desse e viesse.

Está correto o que consta em