Questões de Concurso
Filtrar
                
                  2.994 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 8 de 599                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Machado de Assis inicia o conto Pai contra Mãe — escrito em 1906 e publicado na coletânea Relíquias da casa velha —, mencionando “ofícios e aparelhos” da escravidão no Brasil. O conto aborda a história de Cândido Neves, personagem que trabalhava na captura de escravos fugidios. Considerando o fragmento desse conto apresentado anteriormente, julgue o item a seguir.
Em “a sobriedade e a honestidade certas” (sexto período do primeiro parágrafo), a substituição de “certas” por corretas manteria a coerência das ideias do texto, visto que tais palavras têm o mesmo significado.
A respeito de aspectos linguísticos do texto precedente bem como das ideias nele veiculadas, julgue o próximo item.
Mantendo-se a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, o primeiro período do terceiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira: Aqueles que, com tanta confiança, declaravam, no final do século XVIII, que os direitos eram universais vieram a demonstrar que tinham algo muito menos inclusivo em mente, o que é ainda mais assustador.
Considere as seguintes afirmações.
I - A conjunção pois (l.04) poderia ser substituída por por que, preservando o significado original da frase e sua correção gramatical.
II - A conjunção mas (l.09) poderia ser substituída por portanto, preservando o significado original da frase e sua correção gramatical.
III- A expressão De fato (l.43) poderia ser substituída por Com efeito, preservando o significado original da frase e sua correção gramatical.
Quais estão corretas?
( ) Subentende-se pessoa entre a (l.10) e que (l.10).
( ) Subentende-se compras entre as (l.12) e que (l.12).
( ) Subentende-se com antes de gel (l.19) e antes de crachá (l.19).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



