Filtrar


Questões por página:
A partir dos séculos XV e XVI, tendo como centros irradiadores determinadas regiões europeias, a denominada civilização ocidental se transformou profundamente. Acerca do período conhecido como Idade Moderna e dos primórdios da Idade Contemporânea, julgue o item.

As práticas econômicas mercantilistas vigentes na Europa na Idade Moderna, especialmente pela concepção de que a riqueza do Estado estava atrelada ao entesouramento, foram transplantadas, em larga medida, para as colônias ibéricas na América, entre as quais o Brasil.
“Aquela sociedade potosina, enferma de ostentação e desperdício, só deixou na Bolívia a vaga memória de seus esplendores, as ruínas de seus templos e palácios, e oito milhões de cadáveres de índios. [...] Em nossos dias, Potosí é uma pobre cidade da pobre Bolívia: a cidade que mais deu ao mundo e a que menos tem, como me disse uma velha senhora potosina, envolta num quilométrico xale de lã de alpaca, quando conversamos à frente do pátio andaluz de sua casa de dois séculos. Esta cidade condenada à nostalgia, atormentada pela miséria e pelo frio, é ainda uma ferida aberta do sistema colonial na América: uma acusação ainda viva.” (GALEANO, Eduardo.1979. p.44.)
O trecho contundente de Eduardo Galeano, do seu livro “As veias abertas da América Latina”, traz como crítica principal:

Observe a imagem.

No período da colonização da América, a mineração foi uma das principais atividades. Nesse contexto, é correto afirmar que:

“Os índios dessa província são inumeráveis pela terra a dentro, de várias nações e costumes e linguagem e muitos deles são como selvagens e não se lhes pode entender sua língua e há pouco remédio para sua salvação, exceto alguns inocentes ou adultos que se batizam in extremis e se vão para o céu. São de mui pouca capacidade natural, se bem que para sua avaliação têm juízo bastante e não são tão boçais e rudes como por lá se imagina”. (ANCHIETA, José de)
Os jesuítas se notabilizaram pela atuação junto aos nativos da América, e o diferencial desta ordem está na:
“Cada vila tinha seu próprio conselho, ou cabildo, uma corporação que regulava a vida dos habitantes e fiscalizava as propriedades públicas – as terras comunais, florestas e pastagens e as galerias de rua com suas tendas de comércio – de onde derivava grande parte de sua renda”.
ELLIOT, J. H. A Espanha e a América nos séculos VXVI e XVII. IN: BETHEL, Leslie (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume I. Trad. Maria Claro Cescato.2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004, p.295.
Sobre os cabildos em particular e o sistema colonial espanhol em geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Tanto a composição como os poderes dos cabildos eram suficientemente estáveis para perdurar durante os séculos de dominação espanhola nas américas. ( ) Os cabildos foram se tornando verdadeiras oligarquias estruturadas pelos cidadãos mais abastados que não raro se autoperpetuavam. ( ) Mais que uma instituição de autogoverno local, os cabildos eram também uma corporação em que travavam disputas as principais famílias locais. ( ) Ainda que locais, cabildos faziam parte de uma estrutura maior de autoridade, que se estendia às audiências, aos governadores e aos vice-reis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.