Filtrar


Questões por página:

A atuação do assistente social deve pautar-se na Lei n.º 8.662, de 7 de junho de 1993. Esta lei dispõe sobre a regulamentação da profissão e define que o exercício profissional requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado. Desse modo, as atribuições privativas do assistente social referidas nesta lei compreendem:

Em relação às competências que cabem ao Assistente Social, identifique com V para as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares. ( ) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito do Serviço Social com participação da sociedade civil. ( ) Encaminhar providências, mas evitar prestar orientação a indivíduos, grupos e população, a fim de não incitar tumultos. ( ) Orientar indivíduos e grupos, mas somente de segmentos sociais vulneráveis, para que os mesmos conquistem bens e melhorem de vida.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Constituem atribuições privativas do Assistente Social, de acordo com a lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993:

I. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
II. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. III. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. IV. Dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pósgraduação. V. Assessoria e consultoria de órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), as competências e atribuições dos assistentes sociais, na política de Assistência Social, requisitam do profissional algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção. Sobre tais competências gerais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.

II. Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do Capitalismo no país e as particularidades regionais.

III. Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.

IV. identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.

Com relação às competências do Assistente Social, conforme disposto no Art.4º da Lei nº 8.662/1993, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

II. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

III. Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.