Filtrar


Questões por página:

Nos termos da Lei Federal nº 8.662/93, constituem atribuições privativas do Assistente Social:



I. Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.


II. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.


III. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.



Está(ão) CORRETA(S):

Uma mulher transgênero foi agredida em seu domicílio. Ela sofreu humilhações, violências físicas, psicológicas e foi expulsa do seio familiar. O assistente social, ao atendê-la, problematizou a sua situação, contextualizando a cultura patriarcal e transfóbica presente na sociedade. Com base na defesa intransigente dos direitos humanos, fez um encaminhamento para que ela fosse atendida na rede de atenção à mulher vítima de violência.
Nesse caso, em seu exercício profissional, o assistente social articulou as seguintes dimensões:
O plantão social é uma porta de entrada dos usuários nas políticas sociais, onde preponderam ações emergenciais. Na atual perspectiva ético-política do Serviço Social, o caráter socioeducativo dessas ações é importante para facilitar o acesso a direitos fundamentais para a vida dos usuários e para o exercício de sua cidadania. Contudo, no plantão social, o processo educativo tem um alcance condicionado aos objetivos das ações desenvolvidas e às condições em que essas ações se realizam.
Por isso, no plantão social, o trabalho do assistente social tende a se fixar na
Alessandra é assistente social e, atualmente, está avaliando uma série de pesquisas que intentam contribuir para a análise da realidade social e subsidiar ações profissionais. De acordo com a legislação vigente, o trabalho que Alessandra está realizando constitui um/uma:

Julgue o item subsequente.


No exercício da sua profissão, o Assistente Social deve atuar em desfavor dos interesses dos usuários dos serviços públicos e da dignidade dos cidadãos. Assim, esse profissional deve impedir a realização de ações no âmbito dos serviços públicos que possam promover a convivência familiar e comunitária harmoniosa, por exemplo.