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Ao ver a sua nova colega de trabalho pela primeira vez, antes mesmo de trocar alguma palavra com ela, Maria achou-a “tipo moderninha fashion, convencida de que sabe de tudo o que é novidade e tendência no mundo da moda”. O primeiro passo da comunicação é a percepção, e é com base em nossa bagagem cultural e vivencial que pré-classificamos as pessoas com base em estereótipos. Sobre essa situação, analisar os itens abaixo:
I. Com o convívio e o diálogo é possível que Maria perceba que foi preconceituosa em pré-classificar a colega pela simples aparência.
II. Como diz o ditado “A primeira impressão é a que fica.”, Maria deve dificultar a integração da nova colega, pois a sua aparência mostra o quanto ela é esnobe.
III. As relações são construídas por afinidades, e o estilo da nova colega, diferente do de Maria, deixa claro que o convívio e o diálogo entre elas serão bem conflituosos, motivo pelo qual Maria deve manter distância da colega.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinalar a alternativa que vai de encontro com as concepções de um profissional que possui boa comunicação e bom relacionamento interpessoal no trabalho:
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando cada uma das cinco funções básicas da comunicação a seus respectivos conceitos e/ou características, de acordo com o livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE,2020). (1) Gerenciamento (2) Feedback (3) Compartilhamento emocional (4) Persuasão (5) Troca de informações ( ) A comunicação no grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sua satisfação. ( ) Seu exemplo é o do líder que tenta convencer o grupo de trabalho a acreditar no compromisso da organização com a responsabilidade social corporativa. ( ) Essa função estimula as pessoas a se empenharem, a buscarem aperfeiçoamento, e encoraja a troca de informações. ( ) Facilita a tomada de decisão, permitindo acesso aos dados necessários para identificar e avaliar alternativas. ( ) Permite que os empregados respeitem os limites de sua descrição de função e o cumprimento das políticas da empresa. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
Com base no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE,2020), assinale a alternativa que NÃO caracteriza e/ou define conflito e seus tipos.

Com base nos conceitos propostos no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE,2020), numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de discriminação aos seus exemplos.

(1) Incivilidade

(2) Políticas ou práticas discriminatórias

(3) Intimidação

(4) Gozação e insultos

(5) Exclusão

( ) Representantes da organização negam oportunidades iguais ou oferecem recompensas desiguais pelo mesmo desempenho.

( ) Determinadas pessoas não recebem oportunidades de carreira, participação em eventos sociais, conversas ou mentoring.

( ) Agressividade, desrespeito, desconsideração das ideias alheias e interrupção da fala dos outros.

( ) Bullying direcionado a membros de grupos específicos.

( ) Piadas ou estereótipos negativos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é