Filtrar


Questões por página:
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar:
A Assessoria de Comunicação disponibilizou um link no site da empresa por intermédio do qual os internautas têm acesso à transmissão de streaming de áudio ao vivo. Embora não haja uma programação ininterrupta de 24 horas, existe periodicidade. Desse modo, às quartas e sextas, das 9h às 11h, ocorrem as transmissões em tempo real. Há desde depoimentos de especialistas a tutoriais, bem como documentários que versam sobre assuntos do mundo dos negócios. Muitos usuários, no entanto, relataram que os áudios, de maneira geral, eram longos, o que tornava a experiência cansativa. Além disso, como as transmissões ocorriam durante o expediente, os próprios funcionários da empresa não conseguiam acompanhar a programação com regularidade.

A saída encontrada pela Assessoria de Comunicação foi:
Em um mundo cada vez mais interconectado, as empresas têm investido em hotsites, redes sociais, microbloggings, virais, flashmobs, dentre outras estratégias, para se comunicar com seus públicos de interesse. Algumas, porém, continuam alheias às novas formas de publicação, engajamento e compartilhamento de dados na internet. O fato é que as tecnologias digitais não devem ser utilizadas como via de mão única, alijando o receptor de canais de interação com a empresa. A Assessoria de Comunicação deve se responsabilizar pelo monitoramento de tudo aquilo que circula nas redes e diz respeito à empresa ou sua área de atuação. Tal sistema de informação e processamento de dados exige, portanto, um efetivo mecanismo de:
Certa vez, uma empresa do setor têxtil foi acusada de compactuar com práticas de trabalho que expunham os empregados a situações análogas à escravidão. Isso porque uma das manufaturas que confeccionavam roupas para a empresa foi autuada pelo Ministério Público do Trabalho que, por sua vez, flagrou ilegalidades como jornadas extenuantes, precarização do ambiente fabril, fragilidades contratuais, entre outras. O fato é que a empresa contratante também respondeu judicialmente e a imagem pública foi prejudicada.

Para evitar que situações como a descrita acima aconteçam, a área de Comunicação Organizacional Integrada deve: