Filtrar


Questões por página:
Sobre a Psicologia Social e setores afins do conhecimento, não podemos afirmar:
Visualizar Questão Comentada

A Comunicação Não Violenta (CNV) serve como recurso valioso em comunidades que enfrentam conflitos violentos ou graves tensões de natureza étnica, religiosa ou política.

Para colocá-la em prática, é necessário:

George Herbert Mead foi fundamental para o desenvolvimento da Psicologia Social. Ele demonstrou que o sentido do “eu” é relacional, porque só pode existir se houver:
Visualizar Questão Comentada
Conforme Rodrigues, Assmar e Jablonski (2022), no livro Psicologia Social, a tendência de membros de um grupo desprenderem menos esforços quando trabalham em equipe do que quando trabalham sozinhos é denominada:
Visualizar Questão Comentada
A discussão sobre o ‘científico’ tem várias consequências, sendo importante ressaltar seus efeitos na concepção sobre a pesquisa científica e, em especial, sobre metodologia. Nesse caso, ressalta-se a subordinação das estratégias metodológicas às teorias explicativas escolhidas pelo pesquisador. (…) No caso da Psicologia Social tais teorias explicativas geralmente estão fundadas em uma concepção de natureza humana, de relação indivíduo sociedade e de (...) transformação social.
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia social contemporânea: livro-texto. Petrópolis: Vozes Limitada,2014. p.77
Dadas as afirmativas acerca dos aspectos teórico-metodológicos das pesquisas em Psicologia Social contemporânea,
I. Nas pesquisas em psicologia social contemporânea faz-se necessário, mais do que nunca, buscar metodologias capazes de explicar a realidade separando as dimensões individual e social.
II. Os procedimentos metodológicos devem ser vistos como técnicas vinculadas aos pressupostos teóricos, isto é, como estratégias para vincular o empírico e o teórico. III. Embora compreenda-se a importância da transformação social, esta não pode confundir-se com o fazer científico, sendo fundamental que aquele que pesquisa não se deixe tomar pelas demandas da sociedade, mas pela busca do conhecimento. IV. Aquele que pesquisa não é mais visto como um sujeito neutro e passivo diante do que é pesquisado; se com o fazer científico, outrossim, sua não neutralidade.
verifica-se que está/ão correta/s
Visualizar Questão Comentada