Filtrar


Questões por página:
Com base no Plano de Classificação de Documentos e na Tabela de Temporalidade de Documentos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”: atividades-fim, qual das opções a seguir NÃO corresponde a uma função classificada como ATIVIDADE na Gestão do Ensino de Graduação?
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna: no setor público, correspondência é todo documento que entra no órgão público antes de ser transformado em processo, o Setor de Protocolo tem a missão de ler, identificar os dados básicos do documento e cadastrar em um sistema. Um documento registrado passa a existir formalmente na instituição e é controlado. Atualmente, em sua maioria, esse sistema é informatizado, mas pode ser feito em sistemas manuais, onde são utilizadas fichas de controle chamadas fichas de protocolo. A esse cadastro dos dados é nomeado de_____________, e é o que vai permitir a localização dos documentos, quando necessária, uma vez que os dados básicos que o usuário informará para a busca dos documentos foram cadastrados em um sistema de controle e de busca.
O gerenciamento da informação é um processo basilar para a eficácia organizacional, englobando atividades como coleta, organização, armazenamento e disseminação de dados e conhecimento. Esses processos têm não apenas objetivos práticos, mas também estratégicos, especialmente em um ambiente dinâmico e orientado por dados. Assinale a alternativa que apresenta a importância do gerenciamento da informação para a eficácia organizacional.
De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, os documentos de arquivo são caracterizados por uma série de atributos específicos que garantem sua confiabilidade e valor arquivístico. Assinale a alternativa que apresenta as características que definem os documentos de arquivo e garantem sua autenticidade e valor contínuo no contexto arquivístico

O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) estabeleceu diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). Dentre as definições estabelecidas, há uma que se refere à credibilidade de um documento arquivístico, enquanto afirmação de um fato, e existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.


Essa é a definição de