Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


(i) A partir da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em Tsibilisi, (EUA), em 1977, inicia-se um amplo processo em nível global orientado para criar as condições que formem uma nova consciência sobre o valor da natureza e para reorientar a produção de conhecimento, baseada nos métodos da interdisciplinaridade e nos princípios da complexidade.


(ii) Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade, realizada em Tessalônica, (Grécia), chama a atenção para a necessidade de se articularem ações de Educação Ambiental baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização e participação e práticas interdisciplinares.


(iii) Ulrich Beck identifica a sociedade de risco com uma segunda modernidade ou modernidade reflexiva, que emerge com a globalização, a individualização, a revolução de gênero, o subemprego e a difusão dos riscos globais. Os riscos atuais caracterizam-se por ter consequências, em geral de alta gravidade, desconhecidas a longo prazo e que não podem ser avaliadas com precisão, como é o caso dos riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos.


(iv) A ideia de sustentabilidade implica a prevalência da premissa de que é preciso definir limites às possibilidades de crescimento e delinear um conjunto de iniciativas que levem em conta a existência de interlocutores e participantes sociais relevantes e ativos por meio de práticas educativas e de um processo de diálogo informado, o que reforça um sentimento de corresponsabilidade e de constituição de valores éticos.


É verdadeiro o que está posto em:

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para se alcançar, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. A esse respeito, o
Em 2022, o Brasil apresentou desafios no cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. Qual foi um dos obstáculos mais significativos para alcançar essas metas no país?
A matriz energética mundial está passando por um processo de transformação, com foco em fontes de energia mais limpas e renováveis. O equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade energética continua sendo um desafio para garantir o fornecimento de energia sem comprometer o meio ambiente. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)O Brasil é totalmente dependente de fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, que já representam mais de 80% da matriz energética do país.
(__)A energia hidrelétrica continua sendo a principal fonte de eletricidade no Brasil, representando uma parcela significativa da matriz energética.
(__)A dependência de fontes não renováveis no Brasil é insignificante, visto que o país já eliminou o uso de combustíveis fósseis em larga escala.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:
Em 2022, diversas iniciativas de reflorestamento foram lançadas no Brasil para combater o desmatamento na Amazônia. Um dos principais desafios para a eficácia dessas iniciativas é: