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O final do século XX e o início do século XXI trouxeram uma série de preocupações ecológicas e, dentre elas, ganhou importância a defesa dos direitos dos animais. Muitos intelectuais, cientistas, artistas, formadores de opinião e pensadores em geral levantaram a bandeira contra os maus-tratos aos animais, problematizando práticas como os rodeios, as pescas predatórias, touradas, caçadas e a morte de animais em prol do comércio de casacos de pele.
Dentre essas muitas vozes, ecoou a voz de um filósofo australiano que condenou o abate dos animais até mesmo para o consumo humano. O nome desse filósofo é
O manifesto do Círculo de Viena, pequeno volume com o título A concepção científica do mundo, surge em 1929 com a assinatura de Neurath, Hahn e Carnap.
Que linha programática NÃO faz parte do manifesto do Círculo de Viena?
GyörgyLukács, no primeiro capítulo da obra Para uma ontologia do ser social I, faz uma análise crítica do neopositivismo e do existencialismo.
Segundo o texto lukacsiano, qual é a posição que essas duas correntes do pensamento contemporâneo tomam diante da questão ontológica?
Gaston Bachelard foi um filósofo, matemático e poeta francês. Seu pensamento está focado principalmente em questões referentes à filosofia da ciência. Bachelard possui uma filosofia não positivista das ciências.
Em relação à epistemologia de Gaston Bachelard, é INCORRETO afirmar que
Augusto Comte, o pai do positivismo, na obra Discurso sobre o espírito positivo,1ª parte, VII, debate o termo positivo, apresentando cinco sentidos para o mesmo. Na sequência do texto, Comte elabora um significado próprio, específico de sua filosofia, ou seja, um sentido que não está diretamente ligado ao termo positivo.
O significado de positivo elaborado por Comte, e que marca o espírito filosófico positivista, versa em sua tendência necessária a substituir