Filtrar


Questões por página:
Com relação à vegetação urbana e à sensação de conforto, podemos considerar que o efeito que interfere no deslocamento do ar, causando a redução de velocidade do vento, conforme a permeabilidade de uma barreira, se chama:
A imagem a seguir representa, por hipótese, quatro edificações em planta baixa perspectivada, cada uma com a mesma altura e área construída, sob a mesma escala. (N significa Norte) Imagem associada para resolução da questão
Fonte: CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental.2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2009. Adaptado.
Do ponto de vista do conforto ambiental interno, considerando a forma e a posição de cada edificação em um mesmo dia médio de verão na cidade de Porto Alegre, o calor incidente através da energia solar será menor em:

A previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício é fundamental para as decisões dos projetos arquitetônicos. A este respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A quantidade de calor dissipada pelo organismo humano para o ambiente independe da atividade desenvolvida pelo indivíduo.

II. O ganho de calor pela incidência do Sol será função da radiação solar incidente e das características térmicas dos materiais dos parâmetros do edifício.

III. A conversão de energia elétrica em luz gera calor sensível, que é dissipado, especificamente, por radiação e por condução.

Assinale:

No tocante à ventilação natural, assinale a opção que indica um efeito das aberturas sob as edificações.

A luz refletida pelo entorno do edifício ou por outras superfícies exteriores representam dados fundamentais para o projeto de iluminação natural. A este respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Diferentemente das outras fontes de luz, não é preciso que a luminância da luz refletida pelo entorno seja controlada.

( ) A luz refletida pelo entorno em regiões ensolaradas representa, no mínimo,10 a 15% do total da luz diurna recebida pelas janelas.

( ) Para locais cujas superfícies exteriores não estão dispostas ao Sol, a luz refletida pelo entorno chega a ser maior que 50% da luz recebida pelas janelas localizadas em superfícies sombreadas.

As afirmativas são, respectivamente,