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A ação desenvolvida por um profissional com conhecimento na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração de realidade propondo caminhos e estratégias, estando sujeito a ter tais ideias acatadas ou não, recebe o nome de
A farinha de mandioca é muito conhecida, cultivada e aproveitada pelos índios em vários produtos alimentícios, como puderam constatar os portugueses quando chegaram ao Brasil. Sobre esse assunto, leia o texto que segue.
A mandioca amolecida, fermentada ou ______________ é utilizada para a fabricação de farinha ou extração da goma. No período_____________, a farinha de mandioca era usada para a alimentação dos escravos, além de servir também como suprimento de viagem para os___________________ (farnel de viajantes).
As palavras que completam coerentemente as lacunas são, na ordem,
“No Brasil, a história passou a ser uma disciplina escolar obrigatória na primeira metade do século XIX – momento da afirmação do Estado Nacional – com a criação do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, em 1837.”
[MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e Cidadania. In: ABREU, Marta e SOIHET, Raquel (org.). Ensino de História. Conceitos, temática e metodologia]
Sobre a implantação da disciplina de História e o período, assinale a alternativa correta:
(Concurso Milagres/2018) “Além de atender a uma antiga e justa reivindicação, essas medidas trouxeram uma série de consequências para o ensino de História em sua totalidade e para a formação dos profissionais que atuam no magistério. As mudanças ocasionadas ainda estão em processo, e poderão ser aceleradas ou adquirir um ritmo mais lento, conforme a capacidade dos setores interessados em intervir no processo.” (LIMA, Mônica. Prefácio. IN: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas,2013) O texto acima refere-se às leis 10. 639/2003 e 11.645/2008, sobre as quais e suas implicações podemos corretamente afirmar:
(Concurso Milagres/2018) “É preciso se referir àquilo que configura a prática. Os processo educativos São suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que os definem. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc.” (ZABALA, Antoni. A prática Educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1988, p.16). Sobre as diversas variáveis que configuram a prática educativa, podemos corretamente afirmar: