Filtrar


Questões por página:

Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a nota de um aluno negro e a de um branco no Pisa equivale a dois anos de escolaridade. Um levantamento elaborado pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2019, demonstra essa disparidade. Em relação a uma criança negra, uma branca tem 18,9% mais chances de ter acesso à Educação Infantil do que uma criança negra; 39,2% mais chances de frequentar a escola; 40,4% mais chances de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 53,9% mais chances de aprendizagem adequada em Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental; e 48% mais chances de cursar o Ensino Superior (Gotti; Noronha,2023). Dado esse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes.

(__)Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado.

(__)Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

O conceito de educação continuada ou reskilling tem ganhado importância no cenário profissional atual, marcado por rápidas mudanças tecnológicas. Qual das alternativas a seguir demonstra uma vantagem do reskilling para o mercado de trabalho?
O desenvolvimento urbano brasileiro tem impacto direto no acesso à educação e na qualidade de vida dos estudantes. Sobre este tema, analise as afirmativas:

I.O fenômeno da gentrificação em áreas centrais tem provocado o deslocamento de famílias para regiões mais distantes, impactando a permanência dos estudantes em suas escolas de origem.

POR ISSO,

II.O planejamento urbano contemporâneo brasileiro tem priorizado e executado, com maestria, a construção de "bairros educadores", com equipamentos culturais e educacionais integrados ao território.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

“Para que a escola seja inclusiva é necessário o atendimento das pessoas com necessidades especiais, levantando suas limitações, mas principalmente descobrindo suas potencialidades.”

(Disponível em: www.mundoJovem.com.br. Julho,2016.)


Em relação à inclusão nas escolas brasileiras é correto afirmar que:

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 teve 8,647 milhões de inscrições confirmadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). ‘Muito provavelmente, chegaremos a 8,8 milhões de inscrições confirmadas’, diz a presidente do Inep. Segundo ela, houve um atraso nos repasses do Banco do Brasil em função do feriado de Corpus Christi.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/enem-2016-tem-8647-milhoes-de-inscricoes-confirmadas-diz-mec.ghtml.)

Pela legislação, pode se inscrever para o Enem e utilizá-lo para acesso ao ensino superior: