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Atualmente estudos sobre negros, índios, populações migrantes e relações de contrato entre grupos mais variados ganham novas dimensões quando analisados à luz de abordagens interdisciplinares da História e da Antropologia. Esses estudos contribuem para um dos elementos fundamentais para os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, ou seja:
Uma pesquisa efetuada com jovens que terminaram o ensino médio mostra que há uma desconexão entre o que é ensinado nas escolas e conhecimentos e habilidades exigidos na vida adulta. A pesquisa “Projeto de Vida – O Papel da Escola na Vida dos Jovens”, da Fundação Lemann, foi apresentada em meados de 2015 em seminário que debate a base curricular nacional comum para a educação básica. Sobre a educação básica no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
“A aprendizagem da história é pedagógica e não pedagogia. Sendo assim, considerar as teorias de ensino-aprendizagem implica, para a aula de história, promover um ensino que esteja intimamente imbricado com as contextualizações do social, do político, do econômico e do cultural percebendo, entre outros fatores, que o conhecimento histórico é também engajado para a promoção de uma educação crítica, cuja percepção e o entendimento de educação se processa na base das vivências dos sujeitos e não apenas nas formulações de práticas educativas flutuantes, desconectadas da base e do espaço social dos alunos.” De acordo com a afirmativa anterior, NÃO cabe ao professor:
“A nota do Enem já serve para muita coisa. Para grande parte dos 5,8 milhões que já prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no início do mês, o teste é o primeiro passo para uma série de ações relacionadas ao ingresso no ensino superior. O que fazer depois de receber o resultado; no entanto, pode gerar dúvidas, já que as possibilidades são muitas.” (Disponível em: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/enem/noticia/sites-simulam-destino-de-alunoscHash=d652bff392c0a9a590bfdba 3c9d739a6.) A nota do Enem já serve, por exemplo:

O analfabetismo funcional tem sido um grande problema a ser enfrentado atualmente. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), analfabetismo funcional é: