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O conhecimento sobre a aptidão física e aptidão motora de crianças e adolescentes é de fundamental importância para a geração de conhecimento atualizado e especifico a essa determinada população. Sobre a aptidão física, é INCORRETO afirmar que:

Uma boa alimentação é parte importante da vida de qualquer indivíduo e, para as crianças em idade escolar, não seria diferente. Considerando os conceitos de balanço calórico: positivo, negativo e neutro, analise as assertivas.

I – Uma criança que tenha como principal refeição o lanche escolar e não tenha acesso a uma alimentação regular, fora do ambiente da escola, tende a ter um balanço calórico negativo e, portanto, poderá ter um peso corporal abaixo do esperado para sua idade.
II – Uma criança que se alimente com grande quantidade de comidas industrializadas, doces e refrigerantes, e que não tenha acesso à atividade física regular, nem na escola e nem fora dela, tenderá a ter um balanço calórico negativo e, portanto, poderá vir a tornar-se uma criança com sobrepeso ou obesa.
III – Uma criança que tenha acesso a uma cultura em que a atividade física faça parte de sua rotina e, também, a uma alimentação equilibrada, tanto na escola quanto fora dela, tende a ter um balanço calórico neutro e, portanto, a manter o peso corporal dentro dos limites adequados para sua faixa etária.
IV – Uma criança muito sedentária e que se alimenta em grande quantidade, para além de seu gasto calórico diário, terá um balanço calórico positivo, e tenderá a aumentar seu percentual de gordura.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Segundo Carvalho (2001; 2003; 2006), a noção hegemônica de qualidade de vida frequentemente se restringe a uma perspectiva biomédica de “equilíbrio biológico” e “performance física”, ignorando as dimensões sociopolíticas da saúde. Em um IF, um professor de Educação Física, inspirado na abordagem crítico-superadora por Soares et al. (1992) e na perspectiva de Carvalho, propõe um projeto interdisciplinar sobre qualidade de vida para o Ensino Médio Integrado. O projeto inclui as seguintes ações:

Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).


Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:


I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.


II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.


III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.


IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.


Quais estão corretas?

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Estudos epidemiológicos prospectivos apoiam a noção que tanto um estilo de vida fisicamente ativo quando um nível moderado a alto de aptidão cardiorrespiratório reduzem independentemente o risco de várias doenças crônicas. Assinale a alternativa em que constam os benefícios da atividade física regular e/ou do exercício, EXCETO:
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Os profissionais da aptidão física e da reabilitação enfrentam o desafio de terem que trabalhar com clientes e suas famílias, assim como com a comunidade, para elaborar métodos destinados a mudar os comportamentos negativos relacionados à saúde. Assinale a alternativa em que as estratégias de comportamento do bom profissional do exercício NÃO se ajusta a sua atuação.