Filtrar


Questões por página:
Novais (1986) analisa a crise do sistema colonial como um processo complexo, influenciado por diversos fatores internos e externos. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a crise do sistema colonial e a Revolução Francesa.

Com relação a revoluções ocorridas na Europa entre os séculos XVIII e XX, julgue o item a seguir.


Um dos elementos que conferiu coerência à atuação do grupo social burguesia durante a Revolução Francesa foi o ideário do liberalismo clássico, que encontrava canais de difusão em associações como a maçonaria.

Visualizar Questão Comentada
Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, sua influência foi fundamental pois ______: Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Em 1815, Napoleão Bonaparte foi derrotado, iniciando um processo de restauração dos "legítimos soberanos" (monarcas absolutistas) na França e em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia sido abolido. As principais potências europeias vitoriosas organizaram o Congresso de Viena e a Santa Aliança com o objetivo de:
que a palavra Revolução foi empregada pela primeira vez acentuando exclusividade e sem qualquer ideia de um movimento de revolução retrógrado e cíclico; e tal acentuação parece tão importante para a nossa compreensão das revoluções, ou se tornou prática corrente datar o novo significado político do antigo termo astronômico a partir do momento dessa nova utilização. Essa data foi a noite de 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luis XIV soube, pelo duque de La Rochefoucauld da tomada da Bastilha, da fuga dos prisioneiros e da derrota das tropas reais frente a um ataque popular. ARENDT. H. Sobre a revolução. Lisboa: Relógio D'Água,2001, p55.
Arendt estabelece a tomada da Bastilha, em 1789, como o marco inaugural da Revolução Francesa. A investida popular sobre a Bastilha - prisão símbolo do poder absolutista - se justifica pela exigência do(a):