Filtrar


Questões por página:
Todas as economias de mercado industrializadas vivenciam flutuações no nível geral de atividade econômica. Se for traçado um par de eixos confrontando o tempo como abscissa, e o desvio percentual entre o PIB real e o PIB potencial (dado um valor do PIB potencial) como ordenada, verifica-se que ocorrem desvios para mais e para menos ao longo do tempo. Esse desvio percentual entre o PIB real e o PIB potencial denomina-se:
Atualmente os trabalhadores são muito mais produtivos do que há cem ou até mesmo vinte anos. Maiores níveis de investimento em relação ao PIB resultam em mais capital por trabalhador. Esse fato, mais capital por trabalhador, é o que os economistas denominam:
Há um indicador macroeconômico capaz de medir o desempenho da economia ano após ano. Trata-se do valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras nacionais durante dado período. Esse indicador, quando não está corrigido das variações de preços, denomina-se:
Com base na contabilidade social e na identidade de renda nacional (representada de forma que Y = C + I + G + X – M) analise as afirmativas a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O item G corresponde aos gastos do governo, que representam valores dispendidos pelos ministérios, secretarias e autarquias, mas também transferências, subsídios e os valores gastos por empresas públicas e de sociedade de economia mista. ( ) O setor externo é representado pelos itens X e Y, exportação e importação, respectivamente, sendo que (X-M) representa as importações líquidas. ( ) A absorção interna de bens e serviços compreende o resultado obtido entre C + I + G. ( ) O item I corresponde aos investimentos realizados pelas famílias ao adquirirem bens de consumo duráveis e não-duráveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A conta da renda, componente do sistema de contas nacionais, é composta de quatro contas: conta de geração da renda, conta de alocação da renda, conta de distribuição secundária da renda e conta de uso da renda. Cada uma das contas apresenta como saldo um agregado macroeconômico. O saldo da conta de uso da renda é o agregado