Filtrar


Questões por página:
A mensuração dos agregados econômicos é fundamental para a avaliação do desempenho da economia e para a formulação das políticas fiscal e monetária. A diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) deve-se a qual item abaixo indicado?
Admita a função IS em uma economia fechada na qual o investimento agregado I, o gasto público G e a tributação T sejam constantes. Suponha também que a população adote a função consumo C = Co + c(Y − T), onde Co é o consumo autônomo, c a propensão marginal a consumir e Y − T a renda disponível. Todos então resolvem poupar mais, reduzindo o consumo autônomo Co, mantendo inalterada, porém, a propensão a consumir. Nessa hipótese, marque a opção que engloba as alternativas corretas, considerando o equilíbrio final da economia: I) O produto de equilíbrio Y diminui. II) O consumo agregado C não se altera. III) A poupança agregada S aumenta. IV) O consumo agregado C diminui. V) A poupança agregada S não se altera.
Se Y indica a renda agregada, C os gastos em consumo, I o investimento, S a poupança, G a despesa pública, T a tributação, c a propensão marginal a consumir e d a propensão marginal a investir, então as exportações líquidas NX de um país são equivalentes à soma de quais itens relacionados a seguir? I) S − I II) c (Y − T) III) C + dY IV) T − G V) G − T
Dentre as operações econômicas listadas a seguir, selecione a alternativa que indica qual(is) dela(s) NÃO configuram gastos em investimento do ponto de vista macroeconômico. I) Instalação de uma siderúrgica. II) Aquisição de uma nova prensa hidráulica. III) Compra do controle acionário de uma empresa. IV) Construção de um silo de armazenagem. V) Aplicação em títulos públicos de longo prazo.
Considere as seguintes equações comportamentais para a equação IS em uma economia fechada, descrevendo os determinantes do consumo agregado C e da tributação T, sendo o investimento I e o gasto do governo G exógenos. Co e To representam o componente autônomo das variáveis. I) Y = C + I + G II) C = Co + a(Y − T) III) T = To + bY Sob tais condições, a expressão do multiplicador de gastos será: