Filtrar


Questões por página:
O modelo COSO I é uma ferramenta que permite ao administrador revisar e melhorar seu sistema de controle interno e foi estruturado com base em cinco componentes: ambiente interno ou de controle, avaliação de risco, procedimentos ou atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento. O modelo COSO II pode ser considerado mais abrangente, pois possuiu, além desses, mais três componentes. São eles:

Consensar propósitos estratégicos, alinhados às expectativas dos acionistas para negócios e gestão, exercendo o acompanhamento e a avaliação da diretoria executiva e dos resultados.

O texto acima se refere à missão de um dos elementos principais preconizados pelas melhores práticas de governança corporativa.

A missão explicitada no texto é desempenhada pelo

O auditor, ao verificar os processos de uma Unidade, identificou que o Chefe de Departamento tem permissão e competência para efetuar compras para seu departamento e autorizar o pagamento correspondente, entretanto os pagamentos são autorizados por uma outra área independente.

A respeito do ocorrido, é correto afirmar que
Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue o item a seguir.

De acordo com a metodologia COSO em uma organização, o modo como o conselho de administração e a alta administração atuam em relação à cultura de controle e a atenção por eles dada a esse aspecto integram o componente denominado ambiente de controle.
Julgue o item que se segue, relativos à gestão de risco.

Define-se vulnerabilidade como um defeito ou fraqueza que compromete a integridade e a disponibilidade de um sistema de informações ou dos controles de segurança associados a esse sistema.